Coronel Vivida inaugura nova base do Samu e a farmácia municipal da Baixada

Crédito fotos: Portal Vividense

Crédito fotos: Portal Vividense

Na manhã desta sexta-feira (3), foi realizada a solenidade de entrega das novas instalações da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Coronel Vivida.

O evento — que a princípio estava programado para ocorrer na última segunda (30) e precisou ser adiado em decorrência do tempo chuvoso — contou com a presença de autoridades, servidores públicos e população em geral.

Segundo o prefeito Anderson Barreto, a estrutura recebeu o investimento aproximado de R$ 150 mil e possui cerca de 120 metros quadrados, "com toda a infraestrutura necessária para que eles possam desenvolver um excelente trabalho".

O secretário de Saúde, Vinicius Tourinho, completa que há cerca de dez anos o Samu aguardava esse novo espaço, "tendo em vista que o lugar que ocupavam não era adaptado para eles; não atendendo as especificações necessárias para ser uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência".

Ele completa que, a partir de agora, a base possui amplo espaço, inclusive para realizar treinamentos. Além disso, o Samu agora conta com duas ambulâncias para realizar os atendimentos em Coronel Vivida. "Dessa forma, ampliando os serviços realizados, com essa reformulação da estrutura".


Farmácia

Na oportunidade, também houve a inauguração da Farmácia Municipal da Baixada, que fica ao lado na nova base do Samu.

Trata-se de uma farmácia descentralizada, que contará com um farmacêutico o dia todo, de segunda a sexta-feira, para atender à população.

Conforme Barreto, essa farmácia será destinada à população do entorno, dando suporte às unidades básicas de saúde, que contemplam os bairros Fleck, São José Operário, BNH, São Cristóvão e Imaribo. Com isso, segundo ele, "as pessoas não precisarão mais se deslocar até o Centro para retirar os medicamentos".

Além disso, de acordo com Tourinho, já está sendo feita uma revisão na relação municipal de medicamentos, tendo em vista que, em breve, a Farmácia Central passará a atender na antiga base do Samu, anexa ao Posto de Saúde Central.

"Dessa forma, haverá melhora na estrutura existente, aumentando a capacidade de atendimento; além da inserção de mais tipos de medicamentos fornecidos hoje pela Saúde".

As estruturas estão situadas na rua Guiosepe Guarneri, 345, bairro Jardim Luiz Schiavini, na antiga Escola Municipal Sete de Setembro.