Professor de futebol José Sguarizi recebe homenagem de ex-alunos em Coronel Vivida

Crédito: Rádio Vicente Pallotti

Crédito: Rádio Vicente Pallotti

Este domingo (29), foi especial em Coronel Vivida. Isso porque foi realizada, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), uma homenagem a José Sguarizi (Zé Espicha), o qual por muitos anos foi professor de uma escolinha de futebol. Ele faleceu em 1998, vítima de acidente de trânsito.

Organizada pelos seus ex-alunos, o evento contou com as presenças de dezenas de pessoas; e foi uma surpresa para Thais, filha de José Sguarizi.

Adelcio de Lima (Salsicha) e Everaldo Conceição (Gogô) são alguns dos ex-alunos. Eles contam que, há algum tempo, tiveram a ideia, juntamente com o esposo de Thais — Jakson Ottoni — de fazer essa homenagem ao professor.

"Para nós foi uma imensa satisfação, pois desde de crianças participamos da escolinha de futebol; e tivemos uma convivência muito grande com ele. Sempre esteve muito presente em nossas vidas, em nossa juventude", conta Salsicha.

Ele acrescenta que, como foi uma surpresa, não foi possível entrar em contato com todos os cerca de 150 ex-alunos. "Mas conseguimos reunir vários colegas daquela época; pessoas que não víamos há cerca de 25 anos estiveram presentes nesse belo evento em homenagem ao nosso professor", diz Salsicha, completando que a ideia é realizar outros encontros, com a presença dos demais ex-alunos.

A maioria dos participantes foi de Coronel Vivida e de outros municípios próximos. O evento contou, ainda, com a presença de Roberto Cavalo, também ex-aluno de José Sguarizi e que hoje é treinador de futebol.

Camisas

Além do momento emocionante, com a apresentação de fotos históricas, Gogô conta que na ocasião foi servido um almoço. Além disso, foram entregues réplicas das camisas da antiga escolinha de futebol.

"Escolhemos a camiseta azul, que era a mais utilizada por nós. Ao todo foram confeccionadas 57 unidades, com a escrita "Amigos do Zé" e o número 10, por ele ser uma pessoa nota 10 com todos", justifica.

Gogô afirma que considerava José Sguarizi como um pai. "Ele foi uma das pessoas que me abriu as portas para o futebol, que me proporcionou ir jogar até nos times do Criciúma e do Athletico Paranaense".

Ele acrescenta: "Essa foi uma forma que encontramos de manter viva a imagem do José em nossas vidas. Ele direcionou muitos alunos na vida. Eu mesmo sou um exemplo. Tinha tudo para ter ido para um mau caminho. Porém, ele sempre nos cobrou estudo, jamais pegar o que não era nosso, a respeitar nossos pais e mães, e a se comportar. Temos muita saudade dele, que comandou a escolinha por cerca de dez anos, entre 1987 até 1998, no antigo campo do Esporte Clube 7 de Setembro".

Crédito: Rádio Vicente Pallotti

Crédito: Rádio Vicente Pallotti

Crédito: Rádio Vicente Pallotti

Crédito: Rádio Vicente Pallotti

Crédito: Rádio Vicente Pallotti