Novo mutirão da dengue, em Coronel Vivida, encontra criadouros do mosquito em cerca de 70% dos locais visitados

Créditos fotos: ACS e ACE

Créditos fotos: ACS e ACE

Na manhã de hoje (15), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a quarta etapa do mutirão contra a dengue.

A ação abrangeu os bairros Frizon, Madalozzo, São João e Imaribo, nos quais foram encontrados objetos que são possíveis criadouros do mosquito da dengue [com água no seu interior] e vários com presença de larvas, em cerca de 70% dos locais visitados.

A presença de lixo — como copos, latinhas, garrafas, sacolas e outros materiais que retêm água — foi encontrada em via pública, acumulando água e se tornando criadouros.

Amanhã, quarta-feira (16), ocorrerá a quinta etapa do mutirão nos bairros Novo Horizonte, Jardim Maria da Luz, Vila Nova e São Luiz.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração da comunidade, para que essa iniciativa se torne uma ação comum de cada morador ou dono do estabelecimento comercial, de vistoriar e eliminar possíveis criadouros semanalmente.

Tendo em vista que a equipe de endemias não consegue passar uma vez por semana em cada residência do município, e que, o cidadão é corresponsável pela sua saúde.

"Orientamos, ainda, que observem na frente da sua propriedade (para fora do portão) se não há objetos que possam acumular água, pois, às vezes, acontece do saco de lixo rasgar e espalhar lixo pelo chão", destaca a secretaria.