Ocorreu nesta quarta o 2º Arrastão contra a Dengue em Coronel Vivida

ACS/ACE

ACS/ACE

Nesta quarta-feira (09), aconteceu no período da manhã, a segunda etapa do arrastão contra a dengue. Participaram as equipes, de Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde, Equipe da Vigilância Sanitária, Atenção Básica e apoio do setor de transporte de pacientes.

A ação aconteceu nos Bairros: Industrial, Primavera I, Primavera II, parte do Schiavini e Fleck, onde foi possível observar no interior dos pátios das residências/comércios vários objetos que são possíveis criadouros do mosquito da dengue, os quais tinham água no seu interior.

Em via pública também se observou muito lixo (latinhas, garrafas num geral, pacotes, sacolas, copos, entre outros), acumulando água e se tornando criadouros. Podemos dizer que de todas as residências, comércios e terrenos visitados que em 85% deles encontramos objetos com presença de água e alguns com presença de larva. Saliento que todos os terrenos baldios que estão apresentando necessidade de limpeza, foram anotados os endereços para repassar ao setor responsável.

É importante ainda, frisarmos que essa ação precisa se tornar uma ação comum de cada morador ou dono do estabelecimento comercial, de vistoriar e eliminar possíveis criadouros semanalmente. Tendo em vista, que a equipe de endemias não consegue passar uma vez por semana em cada residência do município, e que, o cidadão é corresponsável pela sua saúde.

Orientamos ainda, que observem na frente da sua propriedade (pra fora do portão) se não há objetos que possam acumular água, pois as vezes acontece do saco de lixo rasgar e espalhar lixo pelo chão.

A necessidade de realizarmos o arrastão é em virtude do alto índice de pacientes positivos e suspeitos no município, até a data de ontem (08/03) tínhamos positivos 117 pacientes (positivos por resultado do LACEN/PR e por testes rápidos NS1, buscando orientar os munícipes dos cuidados profiláticos, bem como, da necessidade do uso de repelentes.