Mutirão contra a dengue passa por principais bairros afetados em Coronel Vivida

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde passou por centenas de moradias, sendo que, conforme o secretário, 95% delas apresentava algum criadouro do mosquito da dengue

Créditos: Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde

Créditos: Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde

Uma equipe composta por cerca de 25 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde — entre eles os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde — realizou, no último sábado (5), um mutirão de combate à dengue em Coronel Vivida.

De acordo com o secretário Vinícius Tourinho, a ação contemplou nesse primeiro momento os principais bairros afetados, que são o Líder, Centro, Stedile e Schiavini.

Ele informa que a equipe passou por praticamente todas as residências e quintais dessas regiões.

"Fizemos o trabalho de orientação nessas moradias, pois dentro das casas/quintais a responsabilidade é de cada proprietário. Mas acompanhamos, solicitamos e orientamos para que fosse feita a retirada dos possíveis criadouros".

O secretário destaca que em 95% das casas visitadas havia foco de criadouro de mosquito. "Todo lugar pode ser criadouro de mosquito, basta que retenha água. Por isso, precisamos que toda a população se conscientize a cuidar cada um do seu quintal".

Ele completa que, durante o mutirão, foram encontradas várias casas abandonadas e terrenos baldios.

"Anotamos esses endereços, em que não localizamos o responsável no momento. Eles serão notificados e, caso não solucionem, serão responsabilizados", afirmou, acrescentando que a secretaria está recebendo denúncias.

Vinícius, ainda, informa que nos próximos dias — provavelmente no sábado (12) — haverá novo mutirão. Ele convida a população para colabore com o trabalho voluntário.

"Quem puder e quiser nos acompanhar, pedimos que entre em contato conosco. Assim, para que consigamos concluir o mais rápido possível esse trabalho nos lugares e seja combatido o mosquito".

Fumacê

Quanto ao fumacê (inseticida utilizado contra o mosquito da dengue), o secretário informa que no momento não é permitido pela 7ª Regional de Saúde (que além de Coronel Vivida, abrange outros 14 municípios).

"O fumacê somente é eficaz quando o mosquito está em sua fase adulta, ou seja, está voando. Assim, a aplicação não é orientada no momento. O que de fato vai solucionar o problema é acabarmos com os criadouros do mosquito; cada um fazendo a sua parte, cuidando do seu quintal".

Casos

Até o momento, segundo informações do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Coronel Vivida tem 15 casos oficialmente confirmados de dengue. O primeiro caso registrado no município foi há cerca de 20 dias.

Ao todo, 100 pessoas realizaram exames até então. Além das 15 confirmadas, 11 tiveram resultado descartado pelo Laboratório Central (Lacen); nove tiveram testes rápidos negativos; e 11 aguardam resultado pelo Lacen.

"Caso alguém apresente sintomas, como febre, dores no corpo, nas articulações, pedimos que procure atendimento médico o mais rápido possível, para que possamos fazer o tratamento adequado", finaliza o secretário.