Sintraf se reúne com Prefeitura de Coronel Vivida, a fim de buscar soluções para o enfrentamento à estiagem

Segundo o sindicato, o Município demonstrou sensibilidade ao tema. Agora, os agricultores buscam avançar a negociação junto aos governos Estadual e Federal. Para isso, vão realizar uma mobilização na próxima quarta-feira (16)

Crédito: Assessoria/Sintraf

Crédito: Assessoria/Sintraf

Na última semana, uma comissão de agricultores familiares de Coronel Vivida — organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) — esteve reunida com o prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; o vice, Gabeira; a vereadora, Tássia Castelli; e o secretário de Agricultura, Assioli Santos. O encontro teve como objetivo debater encaminhamentos referentes às medidas de enfrentamento à estiagem.

Na ocasião, a comissão de agricultores cobrou uma resposta da Administração Municipal, quanto as reivindicações propostas na Carta Aberta (entregue em assembleia realizada no último dia 31 de janeiro, na sede do Sintraf), a qual prevê políticas emergenciais de socorro às famílias afetadas pela crise hídrica.

Segundo o assessor de comunicação do Sintraf, Eder Borba, o prefeito demonstrou sensibilidade ao tema e, como encaminhamento, propôs à comissão que [em conjunto com a secretaria de Agricultura] elaborasse uma proposta para execução de um programa de distribuição de sementes de pastagens de inverno (uma das reivindicações presente na Carta). Essa proposta, de acordo com o assessor, será entregue nesta segunda-feira (14) ao Município.

Ele acrescenta que o encontro de quinta-feira priorizou outros dois pontos. Um deles, a criação de um comitê emergencial, o qual será formado nos próximos dias por entidades que representam a agricultura familiar, Administração Municipal, Câmara de Vereadores e outras entidades. Esse comitê vai debater essa Carta Aberta mais aprofundada.

Também esteve em pauta na reunião que a prefeitura deverá fazer a compra direta dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, distribuindo-os às famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Mobilização

Outra ação está sendo articulada pelos agricultores familiares, que buscam também avanços na negociação junto aos governos Estadual e Federal.

De acordo com Borba, na próxima quarta-feira (16), das 9h às 11h30, haverá uma mobilização em frente ao sindicato, que tem sua sede em Coronel Vivida [mas que também abrange Honório Serpa].

"As propostas já foram entregues aos governos, porém não avança a negociação. Por isso faremos a mobilização, pois a agricultura familiar pede socorro e, infelizmente, os governos não estão sensíveis a este tema tão urgente".

Assim, o Sintraf convoca "você, agricultor(a), para se juntar a nós e lutarmos por políticas que amenizem os prejuízos. Em nossa pauta emergencial destacamos a bolsa estiagem, crédito produtivo e repactuação das dívidas. Vamos à luta!".

O assessor explica que "no Sudoeste haverá três mobilizações (incluindo a nossa). Faz parte de uma estratégia da Região Sul, sendo que ao todo serão mais de dez mobilizações, considerando PR, SC e RS".

Coronel Vivida, na ocasião, sediará uma mobilização microrregional, reunindo agricultores vividenses, de Honório Serpa, de Chopinzinho, de Mangueirinha e de Itapejara D'Oeste. "O ato iniciará em frente ao Sintraf, seguido de caminhada e panfletagem, com objetivo de sensibilizar a sociedade e, principalmente, o governo. Enquanto ocorrem as mobilizações, teremos uma comissão em Brasília, tentando avançar as negociações nos ministérios", finaliza.