Polícia Civil e PRF causam prejuízo de mais de R$ 500 mil à organização criminosa

PCPR

PCPR

A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Medianeira, com apoio do Núcleo de Operações com Cães de Pato Branco e da 5ª SDP de Pato Branco, deram, na tarde de sábado (12), um duro golpe a traficantes, causando um prejuízo de mais de meio milhão de reais.

Foram apreendidos dois veículos – sendo um deles roubado e com placa clonada – além de cerca de 600 kg de maconha. Também duas pessoas foram presas, pertencentes à uma organização criminosa, especializada na distribuição de drogas para todo o país.

Por volta das 12h, o setor de investigação da Delegacia de Medianeira recebeu a informação de que uma camionete Fiat/Toro [de cor branca] havia carregado grande quantidade de drogas na cidade de Santa Helena, e estaria se deslocando para o sul do país, cruzando pelas estradas do sudoeste do Paraná.

De posse dessas informações e tendo em vista que a carga iria passar pela região Sudoeste, o setor de investigação da DP de Medianeira solicitou apoio à 5ª SDP e ao NOC Pato Branco para tentar interceptar a referida carga.

Após receberem as informações preliminares, investigadores do NOC Pato Branco e da 5ª SDP iniciaram as diligências, com o apoio da PRF, para tentar identificar cabalmente o veículo envolvido e a possibilidade mais veículos prestarem apoio à ação criminosa.

Por volta das 16h, os policiais de Pato Branco (NOC e 5ª SDP) e da PRF conseguiram identificar precisamente as placas dos veículos envolvidos, sendo uma Fiat/Toro [de cor branca] – responsável pelo transporte da carga –; e um Agile [de cor prata] – responsável pelo serviço de "batedor" da carga, ambos com placa do PR.

Já por volta das 17h, os policiais de Pato Branco conseguiram até avistar o veículo Agile e o transportador da carga, porém não conseguiram, neste momento, efetuar a abordagem. Tal situação se deu em estradas vicinais (de terra), que ligam os municípios de Marmeleiro (PR) a Campo Erê (SC).

A partir de então, as diligências se deram pelo território de SC e tiveram apoio de algumas equipes da PMSC e o apoio fundamental da PCSC, por meio do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Helicóptero) – SAERFron – e da DICFron, ambas unidades da PCSC, e o apoio fundamental da PRF.

Por volta das 21h30, as equipes integradas conseguiram localizar com exatidão o paradeiro dos veículos, na entrada da balsa que faz a travessia dos estados de SC e RS, pelo rio Uruguai, entre as cidades de Mondai (SC) e Vicente Dutra (RS).

Diante disso, uma equipe da PRF [que já estava alocada estrategicamente nas proximidades do local] deslocou em urgência até o referido ponto, e conseguiu interceptar os veículos ainda em cima da balsa, já iniciando os procedimentos de desembarque no estado gaúcho.

Com isso, as equipes conseguiram prender a pessoa que fazia o serviço de batedor da carga, bem como a pessoa que transportava o ilícito na carroceira e nos bancos de trás da Fiat/Toro.

O saldo da operação se deu com a apreensão de cerca de 600 kg de maconha, dois presos, dois veículos equipados com rádios comunicadores apreendidos - sendo eles um roubado (Fiat/Toro) com placa clonada - e causar um prejuízo de mais de meio milhão de reais à organização criminosa.

Vale ressaltar que, em informações posteriormente levantadas, contatou-se tratar-se de uma "orcrim" oriunda o estado do Paraná, especializada no transporte de drogas para todo país e com forte especialização na utilização de estradas rurais, para desviarem a fiscalização policial.

Com isso, a PCPR e as demais forças de segurança mostram união e sintonia no combate ao crime organizado, com resultado de excelência e grande quantidade de drogas retiradas de circulação.