Secretaria de Saúde orienta população de Coronel Vivida quanto as doses de reforço da covid-19

Crédito: Marilza Barbosa

Crédito: Marilza Barbosa

Tendo em vista que a vacinação contra a covid-19 permanece eficaz na prevenção de doenças graves e a vacinação se torna menos eficaz com o tempo [especialmente em pessoas com 65 anos ou mais, e profissionais da linha de frente], a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) emitiu, há poucos dias, a Deliberação Nº 345/2021, que reduziu o intervalo do imunizante Pfizer para 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

De acordo com a chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Vivida, Adinéia Rufatto Gubert, essa deliberação se aplica em todo o Paraná e para toda a população, com idade igual ou maior de 12 anos.

"Pedimos à população [que tomou a 1ª dose da Pfizer e estava com a 2ª dose marcada com o intervalo para 60 dias], que observe na sua carteirinha. Se já faz mais de 21 dias, pode procurar a unidade de saúde do posto central, onde iremos disponibilizar a vacina a partir de segunda-feira (3)", diz.

3ª dose

Quanto à 3ª dose, ela informa que também houve redução do intervalo [passando de cinco para quatro meses, após a 2ª dose].

Para quem tomou Butantan, Fiocruz ou AstraZeneca, está sendo aplicada a Pfizer como 3ª dose. Para quem recebeu a 2ª dose da Janssen, também há doses disponíveis para reforço da Janssen.

Independentemente da 1ª, 2ª e 3ª doses, a população deve procurar a Unidade de Saúde Central para recebê-las.

Adineia informa que o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira [exceto feriados], das 8h às 12h e das 13h às 17h. Hoje não há atendimento. Com isso, a população deve se dirigir à unidade a partir de segunda-feira (3).

Para receber a vacina é necessário portar o Cartão SUS e um documento com foto.