Senac e Acivi fazem encerramento do curso 'Comunicação assertiva aplicada a vendas' em Coronel Vivida

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Com duração de 40h — distribuído em 12 aulas entre os dias 16 de novembro e 2 de dezembro —, foi realizado em Coronel Vivida, na Associação Empresarial (Acivi), o curso Comunicação Assertiva Aplicada a Vendas.

Promovida juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Pato Branco, a capacitação teve seu encerramento na última quinta-feira (2) e teve como instrutora de educação profissional, Martileine Donel, de Coronel Vivida.

Eles aprenderam conceitos relacionados à comunicação assertiva, como Comunicação Não Violenta (CNV); tipos de perfis de clientes; técnicas de Rapport na comunicação em venda; como identificar sinais de compra e objeção do cliente; como argumentar de forma persuasiva; conceitos e tipos de comunicação; além de postura gestual e visual; e fundamentos de vocalização e postura.

"Foi um curso bem completo, que prepara muito bem para a pessoa chegar ao local de trabalho e estar apta a ser um bom vendedor", diz a instrutora, completando que a capacitação foi totalmente gratuita para os participantes.

Segundo ela, é uma alegria poder trabalhar em Coronel Vivida, que é a sua cidade, e o encantamento em relação aos alunos.

"Isso porque houveram participantes com mais de 20 anos de experiência em vendas, e também alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato (Ceab), com 16, 17 anos. E essa riqueza, essa diversidade de idades e de experiências, foi o que tornou o curso tão especial", avalia.

Participantes

O curso foi destinado aos empresários e colaboradores de empresas associadas à Acivi. Contudo, conforme o secretário executivo da entidade, Hilton Piano, também foi aberto aos estudantes do Técnico em Informática do Ceab, com o apoio da coordenadora do curso, Eliete Marcolina.

"Pudemos acompanhar a evolução desses alunos. É gratificante saber que, nos 12 dias de treinamento, entraram pessoas bastante tímidas, sem experiência alguma, e pudemos observar o crescimento individual de cada um deles. Tivemos também alunos do Arnaldo Busato, que vieram para compor a turma, e estão saindo com uma bagagem muito grande", afirma Piano.

Ele destaca que esse é apenas um dos muitos cursos que a entidade oferece por meio de parcerias com o Sistema S como um todo, sobretudo o Senac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

"Esse conhecimento, através dessas parcerias, agrega e traz muito conhecimento. E, para nós, como entidade representativa, é gratificante o cumprimento do papel que estamos fazendo perante a sociedade empresarial", ressalta, informando que no próximo ano devem haver novos cursos.

Dentre os 23 participantes, nove foram do Ceab. Segundo a coordenadora do Técnico em Informática, a capacitação foi muito importante para os estudantes, complementando seus estudos com curso como esse, que envolve o setor do comércio e administrativo.

"Torna-se também importante para complementar o currículo na hora de estágio ou do primeiro emprego. Desta maneira, sempre que possível, viabilizamos essas parcerias, para oportunizá-los a aprender mais e adquirir experiências".

Eliete parabeniza os participantes e, em especial, aos alunos do colégio. "Que mesmo com o fechamento de trimestre, conseguiram se organizar para fazer o curso. Também gostaria de agradecer imensamente à Acivi e ao Senac, por essa oportunidade aos nossos estudantes".

Encerramento

Além de um momento para recapitular os pontos principais do curso, o encerramento contou com a participação de profissionais da área da comunicação [Adriana Loduvichak, Lyncon Busatta e Paloma Stedile]; além da vereadora, Tássia Castelli; da professora, Eliete Marcolina; e do secretário executivo, Hilton Piano.

Convidados pela instrutora Martileine, eles puderam contar sobre suas experiências profissionais e de como a comunicação é importante para todos os segmentos no mercado de trabalho.

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense