Crianças da Escola Pedacinho do Céu lançam livros em noite de autógrafos em Coronel Vivida

Créditos fotos: Portal Vividense

Créditos fotos: Portal Vividense

A noite da última quarta-feira (1º) foi muito especial para a Escola Pedacinho do Céu, em Coronel Vivida. Isso porque ocorreu, no Centro Cultural Professor Benedito Rakowski, um evento de autógrafos, com o lançamento dos livros criados pelos próprios alunos a partir das suas imaginações.

A ideia foi implantada pela pedagoga, diretora e proprietária da escola, Rosieli Marli Coronetti Silva. Ela conta que, durante o ano passado [devido à pandemia], percebeu um déficit de leitura e escrita dos alunos. Então, na busca por algo novo, encontrou o projeto Super Autor, em parceria com uma editora do Rio de Janeiro.

De acordo com Rosieli, os alunos [juntamente com a professora Andrieli dos Santos] desenvolveram os livros entre os meses de abril e outubro deste ano, quando já tinham retornado à escola com a diminuição do número de casos da doença.

Ela afirma que não seria justo com os alunos apenas fazer a entrega desses livros na escola para eles, mas sim fazer algo maior, justamente para valorizar ainda mais o trabalho que eles realizaram.

"A ideia é continuar com o projeto dos livros com novos alunos e, até mesmo, daqui algum tempo, os pais virem a evolução dos seus filhos, baseados no que foi produzido agora".

Ao todo, 13 alunos participaram da iniciativa, com idades entre 4 e 8 anos. Cada um confeccionou o próprio livro.

Professora Andrieli diz que ajudou a dar vida aos personagens criados pelas crianças, que diziam o roteiro da aventura e ela escrevia.

As histórias, segundo ela, são as mais variadas, desde pessoas coloridas, girafas e valores que as crianças devem desde cedo aprender. "Enfim, cada uma criou o seu livro e a sua história", afirma, completando que os livros foram impressos pela editora do Rio de Janeiro e a quantidade de exemplares foi impressa conforme o pedido de cada família.

Conforme a professora, os alunos ficaram muito empolgados e contentes, pois era tudo novo para eles. "É emocionante vê-los tão pequenos e com livros de suas autorias em mãos. Foi impossível conter a emoção", diz ela, que teve seu primeiro livro impresso aos 21 anos.

Juntamente com o lançamento dos livros, houve apresentações artísticas dos alunos e contação de história.

O Portal Vividense parabeniza os pequenos escritores e a escola pelos belos trabalhos!