O Instituto Médico Nossa Vida (IMNV) vem se destacando na realização de cirurgias eletivas. Isso, porque, possui Centro Cirúrgico equipado e equipe preparada para atuar de forma significativa, auxiliando na diminuição das filas de toda a região nas diversas áreas, sobretudo em cirurgia geral, ginecologia, ortopedia e traumatologia.
Os principais procedimentos realizados são as cirurgias eletivas e ambulatoriais de colecistectomia, hérnias inguinal, epigástrica, umbilical, incisional, histerectomia (remoção de útero), incontinência urinaria de esforço (sling) conização (excisão tipo 3 do colo do útero), hemorroidectomia, postectomia, exérese de cisto sacro-coccigeo, ooforectomia/ooforoplastia, ressecção de cisto sinovial, reparo de rotura do manguito rotador (ombro), microneurolise de nervo periférico, videoartroscopia de ombro, vasectomia, laqueadura tubária, síndrome compressiva em túnel osteo fibroso ao nível do carpo, rotura do menisco com meniscectomia parcia/total, reconstrução ligamentar intra-articular do joelho, lesões osteo condriais de joelho, tenolise, pequenos e retirada de tumores e lipomas.
A diretora executiva do Instituto Médico Nossa Vida, Fernanda Barrili, destaca a importância da realização das cirurgias eletivas.
"Na pandemia, a prioridade era salvar vidas de quem estava com o coronavírus. Mas, agora, vamos tirar o atraso desses procedimentos que precisam ser feitos. Nosso objetivo é atender todos os que aguardam há tanto tempo na fila".
Os números estão surpreendendo até mesmo o corpo clínico do hospital que, em 2021, já realizou mais de 1.000 cirurgias eletivas e de urgências; e isso é resultado de trabalho conjunto entre direção e profissionais, sempre contando com o apoio da comunidade.
Os procedimentos cirúrgicos são realizados pela rede de convênios, particular e, principalmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Consorcio Intermunicipal de Saúde (Conims), com abrangência a mais de 20 municípios. Ainda, pelo programa estadual do Paraná com incremento extra-teto (deliberação 155/2021).