Coronel Vivida recebe recursos para a educação e castração de animais

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Na tarde desta quinta-feira (21), a deputada estadual Luciana Rafagnin esteve em Coronel Vivida. A visita teve como objetivo realizar a entrega oficial de recursos ao Município.

Um deles ao Colégio Estadual do Campo Núcleo de Santa Lúcia, situado na comunidade de mesmo nome. A instituição foi contemplada com R$ 100 mil, oriundos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que será destinado para aquisição de 20 computadores desktop.

O outro, no valor de R$ 25 mil, será utilizado para a castração de animais, oriundos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Ambas as demandas foram reivindicadas pela população à vereadora Tássia Castelli, a qual fez indicações junto à Câmara de Coronel Vivida, bem como solicitou à deputada, que viabilizou os recursos.

Educação

Luciana e Tássia estiveram na instituição de ensino — juntamente com o vice-prefeito, Olmar Wessolowski (Gabeira), representando o prefeito Anderson Barreto que não pode estar presente; e a secretária municipal de Educação, Angela Momo — e foram recepcionados pelas diretoras do colégio estadual, Andreia Tochetto dos Santos; e da escola municipal, Jacinta Broch.

Andreia destaca que, com a chegada da pandemia, o Núcleo de Santa Lúcia e a escola municipal sentiram dificuldade em relação à tecnologia, "pois grande parte dos alunos não tem acesso a internet e computador em suas casas. Com isso, não puderam fazer as aulas on-line, realizando-as com material impresso".

Por isso, ela conta que buscaram esses equipamentos, por meio de projetos, com a vereadora Tássia e agora receberam esse recurso. "Os computadores serão de extrema importância ao nosso colégio, pois vamos poder ofertar aos nossos alunos as plataformas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e que até o momento boa parte deles não consegue acessar".

Tássia concorda com o que diz Andreia e reforça a necessidade de computadores como esses. "Os alunos precisam ter constante acesso à tecnologia, à cultura e à informação. Contudo, sabemos que muitas crianças e adolescentes não têm. Por isso fizemos essa indicação junto à Câmara, pois estudantes da cidade vêm procurar o colégio estadual e a escola municipal, por serem referências no município".

Ela destaca que o objetivo é continuar buscando recursos para que "todas as escolas tenham laboratórios de informática, também possibilitando o acesso à educação e à cultura".

Animais

Após a visita à comunidade de Santa Lúcia, a vereadora e a deputada estiveram no gabinete da prefeitura, onde fizeram a entrega oficial do recurso destinado à castração de animais em Coronel Vivida. Participou dessa reunião também o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Assioli Santos.

Quanto ao recurso para castração dos animais, Tássia diz que "vai ajudar a Associação Vividense de Proteção Animal (AVPA), a qual está sendo fundada. Isso porque há grande quantidade de animais de rua ou que moram com famílias carentes. Então contribuirá no controle de zoonoses".

Gabeira, na ocasião, agradeceu à deputada e à vereadora por viabilizarem os recursos que vão beneficiar os estudantes e também na castração dos animais. "Só fica gratidão, enquanto Gestão Municipal".

Para a deputada, os itens solicitados "são fruto da demanda da sociedade civil organizada, das entidades e do compromisso de nosso partido e de nosso mandato com a melhoria da qualidade de vida da população. Temos certeza que serão muito bem utilizados", conclui.

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense