A AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) publicou nota lembrando que mães lactantes enlutadas pela perda do filho ou filha ainda assim podem doar leite. Apesar da situação trĂĄgica, essas mães podem contribuir caso desejem com esse tipo de doação.
As mães nessa situação que desejarem doar leite materno precisam somente conferir os requisitos definidos pela legislação. Não podem doar leite materno, por exemplo, mulheres que fazem uso de drogas ilícitas e remédios considerados não compatíveis com a amamentação.
Também são vedadas pessoas que fumam mais de 10 cigarros por dia, que fazem consumo de ĂĄlcool ou que não tenham exames compatíveis com essa prĂĄtica.
Elas devem buscar um banco de leite materno em sua cidade e consultar um médico para avaliar a possibilidade. São esses os profissionais credenciados para decidir sobre as doações nos bancos de leite materno.
Aleitamento materno
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos da criança. Entre 1986 e 2020, essa alternativa como fonte principal de alimentação no primeiro ano de vida passou de 30% para 53,1%.
De acordo com dados da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), 40% das crianças tĂȘm aleitamento materno no mundo. Na América Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.