Carreta do conhecimento estará em Coronel Vivida em outubro

São 60 vagas disponíveis para o curso de Refrigeração, distribuídas em três turmas. Elas estão sendo preenchidas conforme a procura

Crédito: Valdelino Pontes

Crédito: Valdelino Pontes

Coronel Vivida é um dos 36 municípios contemplados nesse momento com o programa Carretas do Conhecimento, que tem como finalidade levar cursos profissionalizantes em unidades móveis, qualificando pessoas a ocuparem postos de trabalho.

A iniciativa do Governo do Estado é executada pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho [em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Volkswagen] e terá início na próxima segunda-feira (27).

Já em Coronel Vivida, as aulas se iniciam no dia 6 de outubro, com o curso de Refrigeração, que terá duração de 80h e três opções de horários (com 20 vagas cada): turma 1, das 12h30 às 15h30; turma 2, das 15h45 às 18h45; e turma 3, das 19h45 às 22h45.

Para participar do programa Carreta do Conhecimento, os interessados devem ser maiores de 16 anos, comprovadamente (nesse caso, os menores de 18 serão inscritos somente nas turmas de horários à tarde); apresentar autodeclaração de escolaridade mínima de Ensino Fundamental completo; e conhecimento de informática básica.

Além disso, possuir smartphone ou ter acesso à internet, uma vez que 75% das aulas [que compreende a parte teórica] ocorrerá no formato on-line, no qual o professor ensinará a teoria; e demonstrará toda a parte prática nos mesmos equipamentos que os alunos utilizariam na Carreta do Conhecimento.

Essas aulas serão ao vivo, diretamente da Carreta do Conhecimento Digital; e cada aluno acompanhará a aula de sua residência, utilizando o chip 4G fornecido pelo Senai, por meio de plataforma dedicada, para melhor experiência.

Já a parte prática dos cursos, que compreende a 25%, ocorrerá na Carreta do Conhecimento. No primeiro dia de aula prática será realizado teste rápido para detecção da covid-19 em todos os alunos.

O resultado deste teste é fornecido em minutos, liberando assim o aluno para a atividade prática. Mesmo com o teste rápido, é obrigatório seguir o protocolo de higiene e segurança do Sistema Fiep, o qual prevê a medição de temperatura de cada aluno, obrigatoriedade do uso de máscara, utilização de álcool em gel 70%, dentre outros cuidados, para mitigar os riscos de contágio.

Para realizar a pré-inscrição, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, situada na praça Ângelo Mezzomo, no antigo Fórum da Comarca. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ou, então, acessar o formulário em http://www.justica.pr.gov.br/Formulario/Matricula-PEPSICO. "A pré-inscrição pelo site não garante a vaga do curso. Interessados deverão esperar o contato telefônico, com as informações necessárias para realização da matrícula", orienta a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho.

Demais municípios

Nessa etapa, os cursos também serão oferecidos em Curitiba, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Itapejara D'Oeste, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, Antonina, Balsa Nova, Campo Magro, Capitão Leônidas Marques, Colombo, Contenda, Francisco Beltrão, Pato Branco, Pitanga, União da Vitória, Arapoti, Nova América da Colina, Santa Cecília do Pavão, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Barbosa Ferraz, Nova Prata do Iguaçu, Maria Helena, Pinhais, Campo Largo, Farol, Mariluz, Pinhal do São Bento, Salto do Lontra e Santo Antônio da Platina.