Coronel Vivida realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Crédito: Assessoria/PMCV

Crédito: Assessoria/PMCV

A Secretaria de Assistência Social de Coronel Vivida e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram, na última semana, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema "Assistência social, direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social".

No evento estiveram presentes o prefeito Anderson Barreto; o vice Olmar Wessolowski (Gabeira); representantes dos conselhos municipais de Assistência Social; da Criança e do Adolescente; da Pessoa Idosa; e da Comunidade; além de representantes da população Indígena; da Pastoral da Pessoa Idosa; do Conselho Tutelar, entre outras entidades; colaboradores do município e usuários da política de Assistência Social.

A conferência contou a apresentação da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e com palestra magna, ministrada pela assistente social Jacinta Imig, de São Miguel do Oeste (SC), falando sobre o tema.

Após, foram formados cinco grupos para debater os eixos e deliberar ações para o Município, Estado e União. Eles foram os seguintes:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Na sequência foram eleitas as delegadas titular e suplente, as quais representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social: Aline Mari dos Santos Canova (titular) e Thuane Rita da Silva (suplente).