Humoristas vividenses acreditam que podem estar sendo censurados pelas redes sociais

Os irmãos Dalpizzol vêm convivendo com incertezas, apesar do sucesso. Uma delas é o risco de perderem uma conta no Facebook que tem mais de meio milhão de seguidores

Reprodução/Reverberando

Reprodução/Reverberando

Os caras têm mais de 720 mil seguidores nas redes sociais. São 560 mil na página do Facebook, 94 mil no YouTube e 67 mil no Instagram.

Toda essa audiência foi construída de forma orgânica, sem investir dinheiro em impulsionamento de conteúdo.

Esse é um dos grandes feitos dos irmãos Matias e Mateus Dalpizzol, os Apavoradores. Os vividenses são os idealizadores dos personagens Desidério e Ximia.

Mais recentemente, criaram uma sátira do Jornal Nacional, da Rede Globo, e desde então viram a quantidade de seguidores, especialmente no Face, crescer exponencialmente por algum tempo. Mas, com o sucesso do quadro, vieram também dificuldades que enfrentam até hoje e que ficam mais ameaçadoras a cada dia.

Tudo começou quando um vídeo do jornal que satiriza a Globo foi removido pelo Face, sob a alegação de que as políticas da plataforma foram violadas. Ele tinha mais de 1 milhão de visualizações.

Desde então, recorrentemente, recebem mensagens de alerta para supostas violações a essas políticas. Algumas dessas mensagens afirmam, inclusive, que os humoristas correrem o risco de ter a conta suspensa ou excluída.

Há alguns meses, um acontecimento que poderia ter dado aos irmãos Dalpizzol ainda mais visibilidade se tornou mais um agravante para o cenário de incerteza.

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo que eles produziram, mas não marcou os perfis dos irmãos. Daquele momento em diante, o alcance das postagens e o número de seguidores diminuem constantemente, quando, aparentemente, o natural seria que ocorresse o inverso.

Para Matias e Mateus, são duas as explicações. Eles acreditam que podem, sim, estar sendo censurados pelo Facebook porque entendem que o conteúdo que produzem não fere as regras da plataforma.

O outro entendimento é o de que são alvos constantes de denúncias feitas por pessoas que não gostam dos vídeos que publicam por acharem que são produzidos em defesa de Bolsonaro.

Matias e Mateus Dalpizzol conversaram com Lyncon Busatta, Mateus Guima e Thiago Denardi na edição 29 do Reverberando, projeto realizado paralelamente pela rádio Máxima FM, transmitida ao vivo no YouTube na quarta-feira (1°).

Assista: