Coronel Vivida abre edital para o programa Criança Feliz

Interessados têm até o dia 9 de setembro para se candidatar às seis vagas disponíveis

Crédito: Reprodução Facebook/Município de Coronel Vivida

Crédito: Reprodução Facebook/Município de Coronel Vivida

Com o objetivo de contratar pessoal para a função de supervisor de equipe e visitador social, a fim de atuar no programa Primeira Infância – Criança Feliz, a Prefeitura de Coronel Vivida abriu o Edital de Chamamento Público para Credenciamento Nº 11/2021.

O credenciamento é gratuito, o qual pode ser feito exclusivamente por pessoas físicas até às 9h do dia 9 de setembro de 2021, entregando um envelope com os documentos listados no edital junto ao Departamento Municipal de Protocolo, situado na Praça Ângelo Mezzomo.

São seis vagas disponíveis, sendo uma destinada ao cargo de supervisor e cinco para visitador social. Ambos com carga horária semanal de 40h, para atuar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para supervisor, o salário mensal é de R$ 3.000 e é necessário que o candidato tenha ensino superior completo em Serviço Social ou Psicologia, conforme orientação do programa Criança Feliz.

Para visitador social, por sua vez, o salário mensal é de R$ 1.200 e é necessário que o candidato tenha Ensino Médio completo.

Como vai funcionar

A admissão será em caráter temporário no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Assistência Social de Coronel Vivida.

"O programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do Decreto Nº 8.869/2016, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida", resume a secretária de Assistência Social, Fátima Vogel.

Ela informa que o programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares, que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Quanto aos grupos prioritários no programa, Fátima afirma que são os seguintes: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do programa Bolsa Família; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e crianças de até seis anos afastadas do convívio.

"O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias", enumera.

Para isso, a equipe técnica do programa [referenciada à Secretaria Municipal de Assistência Social] será responsável por auxiliar a família nos cuidados essenciais do dia a dia com as crianças na faixa etária de até seis anos. "Essa visita tem como intuito apoiar as famílias para o fortalecimento de suas competências em cuidar, educar e acompanhar, visando o desenvolvimento das crianças", acrescenta a secretária.

O prefeito Anderson Manique Barreto, em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, diz que, com a efetivação desse programa, "pretendemos promover o desenvolvimento integral das nossas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade dos nossos pequenos", declara, convidando os interessados a se inscreverem.

O edital completo, com todas as informações, pode ser acessado em: https://bit.ly/3gPCJ22.