Nesta quarta-feira (7), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) realizará as eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino.
Cerca de 1,7 mil colégios do Paraná vão participar do processo — exceto colégios cívico-militares; de educação integral; instituições de ensino das comunidades indígenas ou quilombolas; as cedidas ou alocadas em instituições religiosas; e os colégios da Polícia Militar do Paraná, os quais têm processos específicos para a escolha dos diretores.
Em Coronel Vivida, quatro instituições vão participar das eleições, exceto o Tancredo Neves, que agora é Cívico-Militar: Colégio Estadual Arnaldo Busato; Colégio Estadual do Campo Castelo Branco; Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias; e Colégio Estadual do Campo Núcleo de Santa Lúcia. Todos com chapa única.
Conforme a documentadora escolar de Coronel Vivida, Karini Bernardo, as eleições vão ocorrer das 8h às 21h. Alguns colégios optaram pela consulta on-line, por meio de células digitais de votação. Contudo, em Coronel Vivida, optou-se pela consulta presencial, por meio de cédulas impressas de votação. Assim, neste caso, ocorrerá nos respectivos colégios.
Ela explica que, embora as quatro instituições de ensino tenham chapa única, o resultado da consulta será homologado desde que tenha atingido o quórum mínimo de, pelo menos, 35% dos constantes na lista de aptos a votar; e a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos.
"No caso de não homologação do resultado, será realizada nova votação no prazo máximo de 15 dias. Se, após a segunda votação não houver candidato eleito, o diretor e os diretores auxiliares serão designados por Ato do Secretário de Estado da Educação e do Esporte, até a realização de nova Consulta, que deverá ocorrer entre os meses de outubro e dezembro de 2021", informa.
Ela completa que a posse dos diretores e diretores auxiliares escolhidos em primeira votação será no dia 30 de julho de 2021, os quais deverão ficar à frente das respectivas instituições de ensino pelos próximos quatro anos.
Quem pode votar?
Conforme a documentadora escolar, estão aptos a votar: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino, exceto os terceirizados; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; alunos com, no mínimo, 16 anos completos até a data da consulta.
"Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante", observa.
Para votar, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, que comprove sua situação (pai/mãe e ou responsável pelo aluno) e só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras, o que deverá ser feito em todo o percurso.
"As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel, antes e depois de votar; e, se possível, cada votante deverá levar sua própria caneta. A distância de um metro e meio entre as pessoas que estiverem na sala para votar deverá ser mantida, de acordo com as marcações feitas no chão, para indicar o distanciamento correto", lembra a documentadora.
Confira, abaixo, quais são as quatro chapas únicas dos colégios de Coronel Vivida (em ordem alfabética):