Famílias criam associação solidária aos autistas

A associação, com sede em Chopinzinho, conta com membros de outros municípios; inclusive de Coronel Vivida

Crédito: Divulgação/Asas do Paraná

Crédito: Divulgação/Asas do Paraná

Na noite da última quarta-feira (23), famílias estiveram reunidas no miniauditório da Escola de Excelência de Chopinzinho, onde foi realizada a aprovação do estatuto e a formação da diretoria da Associação Solidária aos Autistas do Sudoeste do Paraná (Asas do Paraná).

Como o próprio nome diz, a entidade é destinada às famílias que têm filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa, segundo a presidente Adriana Machado Mello Pasqualine — que é mãe do Lucas, de dez anos —, começou ainda em 2018, com o apoio da psicóloga Edielke Maísa Pessete, que faz a coordenação dos pais da associação. Isso começou a partir da dificuldade enfrentada para o custeio de tratamentos e terapias adequados.

Aos poucos, o grupo foi aumentando, sendo que a ideia da associação acabou se fortalecendo em maio deste ano, a qual conta com cerca de 40 famílias, dos municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha, Saudade do Iguaçu, São João, Sulina, Honório Serpa e Laranjeiras do Sul.

Para Tacielly Zulpo, moradora de Coronel Vivida e mãe da Nathalia, de seis anos, a iniciativa é interessante, "pois é uma força tarefa entre os municípios, para conseguirmos ter esses atendimentos. Porque, realmente, o autismo demanda por tratamento caro, envolvendo várias terapias".

Ela explica que o próximo passo agora será fazer o CNPJ e registrar em cartório, "para que consigamos dar andamento nas atividades e no que queremos propor com a associação. Esperamos obter muitos recursos, daqui para frente, a fim de atender as nossas crianças", diz, informando que foi convidada a participar como voluntária da Asas do Paraná, pois é ativista da causa em Coronel Vivida.

Sede

A ideia da associação é buscar para que futuramente tenha local próprio, destinado ao Centro de Atendimento aos Autistas. Por isso, conforme a presidente, será necessário buscar recursos.

Com isso, podendo atender com uma equipe multiprofissional, nas áreas de "psicologia, fonoaudiologia, terapia nutricional, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, psicopedagogia, odontologia, fisioterapia, educação física, musicoterapia, equoterapia, hidroterapia, podendo incluir demais terapias e profissionais, de acordo com a necessidade de atendimento".

A entidade é composta pelas famílias, que também contam com o apoio de profissionais que trabalham com os autistas e demais interessados em auxiliar na associação.

"Temos auxílio de várias pessoas na organização da associação, inclusive da Prefeitura de Chopinzinho, com o empréstimo de local e equipamentos para as reuniões, além de permitir que alguns funcionários públicos auxiliem nas ações necessárias", diz a presidente.

Para colaborar com a entidade ou fazer parte, os interessados podem entrar em contato por meio do: (46) 9 9917-0357, (46) 9 9925-0955, (46) 9 9917-6118 ou (46) 9 9908-0085.

Diretoria da Asas do Paraná:

- Presidente: Adriana Machado Mello Pasqualine;

- Vice-presidente: Tacielly Flores Zulpo;

- 1ª Secretária: Brunelli Balico Pan;

- 2ª Secretária: Rhayane Kiara da Cruz;

- 1ª Tesoureira: Rosemery Araldi Feltraco;

- 2ª Tesoureira: Bárbara Lynkarin Prins.