CEAB abre matrículas para Educação de Jovens e Adultos em Coronel Vivida

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Selma Castilho é natural de Goioerê (PR) e, há 14 anos, mora em Coronel Vivida. Em 2014, concluiu o Ensino Médio, no Colégio Estadual Arnaldo Busato (Ceab), por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ela conta que parou de estudar "tinha 12 para 13 anos, pois vim de família rigorosa, na qual menina não podia estudar", declara, acrescentando que parou no primário.

Entretanto, em 2007, quando mudou com o marido e a filha para Coronel Vivida, também resolveu retomar os estudos após muitos anos. A princípio, ela frequentava as aulas na Escola Municipal Prefeito Paulino Stedile. Posteriormente, ela ingressou no Ceab, onde cursou todo o Ensino Médio.

"Resolvi voltar e concluir pelo menos o "segundo grau". E isso só foi possível graças à EJA, que foi muito importante para mim", afirma a moradora.

Selma completa que recomenda para que outras pessoas, as quais também não puderam estudar ou concluir os estudos, aproveitem essa oportunidade. "O ensino é muito bom, com professores competentes e pacientes. Super recomendo".

Matrículas

A partir da próxima segunda-feira (28), a população que gostaria também de retomar os estudos terá essa oportunidade. Isso porque o Ceab abrirá o período de matrículas, que seguirá até 9 de julho de 2021.

Conforme a secretária do Colégio Estadual Arnaldo Busato, Anne Freitas, no local hoje em dia há a disponibilidade para ingressar tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio.

A idade mínima para o Fundamental é 15 anos, enquanto que para o Médio é necessário que o aluno tenha pelo menos 18 anos.

Segundo ela, entre os dias 28 de junho e 8 de julho, as matrículas serão destinadas aos alunos novos ou aos que efetuaram a matrícula no início de 2021, mas que, por algum motivo, pararam os estudos.

"Nesses casos, pedimos que nos procurem por telefone ou WhatsApp, a fim de solicitar a matrícula da EJA para o segundo semestre. Nesse processo vamos atualizar o cadastro do aluno e ele confirmará a intenção de matrícula de forma on-line, agendando um dia para a entrega de documentação e assinatura da ficha de matrícula".

Ela afirma que os documentos necessários para as matrículas de alunos novos são os seguintes: RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento, conta de luz e histórico escolar.

Para os alunos que estão com as atividades em dia, por sua vez, Anne informa que não precisam participar dessa etapa, pois já têm vaga garantida, "bastando apenas agendar a entrega de conta de luz atualizada e assinatura da rematrícula".

Já o período para agendamentos de entrega de documentação e assinatura de matrícula, de acordo com a secretária, será entre os dias 12 e 16 de julho; enquanto que o início das aulas está programado para 21 de julho.

"A nossa EJA é totalmente presencial. Porém, agora nessa época de pandemia, estamos trabalhando de forma on-line ou com a entrega de material impresso para quem não tem acesso à internet. A princípio, as aulas vão iniciar dessa mesma maneira. Contudo, está sendo estudada a possibilidade de retorno das aulas presenciais. Mesmo que volte, será de maneira gradativa, em ensino híbrido", diz, completando que não há nenhuma data prevista desse retorno.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3232-1750 ou WhatsApp (46) 9 9904-2602. O horário de atendimento do Ceab é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, das 13h às 16h30 e das 18h às 21h30.