Amsop faz ação para que municípios atualizem rebanhos em campanha estadual que encerra dia 30

Crédito: AEN

Crédito: AEN

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realiza uma ação de orientação entre prefeitos e secretários de Agricultura da região, para que todas as propriedades rurais nos municípios façam a atualização dos respectivos rebanhos até o próximo dia 30, quando termina a campanha da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que começou em 1º de maio.

De acordo com o mais recente levantamento da Amsop, de 23 de junho, os municípios de Pinhal de São Bento e Bom Sucesso do Sul são os únicos que atingiram, até o momento, mais de 80% das propriedades cadastradas.

Já os percentuais mais baixos estão nos municípios de Mangueirinha e Palmas, ambos com pouco mais de 40% de atualização das propriedades. Em Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos, as taxas de atualização estão entre 50% e 60%.

"O Paraná é um Estado livre de febre aftosa sem vacinação, o que proporciona um grande avanço no nosso agronegócio e nos coloca em um outro patamar perante os mercados consumidores internacionais. Mas, para mantermos esse padrão, é importantíssimo que os municípios, principalmente os do Sudoeste, uma região cuja agropecuária é destaque a nível estadual, mantenha o cadastro de seus rebanhos atualizados", ressaltou o presidente da Comissão de Agropecuária e Meio Ambiente da Amsop e prefeito de Vitorino, Marciano Vottri.

Entre os rebanhos criados no Sudoeste e que precisam ser cadastrados na Adapar, estão: bovinos, búfalos, equinos, caprinos, muares, ovinos, aves e peixes, além de colmeias de abelhas.

A atualização é obrigatória e pode ser feita nas unidades da Adapar, sindicatos rurais, prefeituras ou pelo site: produtor.adapar.pr.gov.br. Sem a atualização, não é possível obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).