Cacispar Jovem define coordenadores para microrregiões

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

A Cacispar Jovem, vinculada à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), finalizou, em maio, o novo planejamento estratégico.

Várias alterações estão ocorrendo, desde então. Uma delas é criação de quatro coordenadorias microrregionais: Iguaçu, Fronteira, Vale do Chopim e Sudoeste Central.

A intenção é descentralizar as ações, visando ampliar o envolvimento dos jovens empresários e empresárias em questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social da região. A medida também vem ao encontro de outra meta estabelecida, a de ampliar o número de núcleos jovens nas ACEs sudoestinas.

Os coordenadores das microrregionais estão definidos. São os presidentes dos núcleos de jovens empresários de: Pato Branco, Rafael Cantu (Vale do Chopim); de Francisco Beltrão, Caio Brito Santos (Sudoeste Central); de Realeza, Jonas Willer (Fronteira); e de Dois Vizinhos, Andressa Ank (Iguaçu).

O coordenador geral da Cacispar Jovem, o empresário de Francisco Beltrão Wiliam Madruga, detalha que o novo planejamento prevê trabalhar para a criação de núcleos de jovens empresários em mais sete associações empresariais da região, até o final de 2022. Atualmente, oito núcleos estão ativos.

"Também foram criadas pastas, para ampliar a atuação da Cacispar Jovem. E, assim, que a situação permitir, serão realizadas reuniões itinerantes. Também está nos planos a realização de um evento anual relacionado ao empreendedorismo jovem no Sudoeste", adianta Wiliam Madruga.

São quatro as novas pastas citadas pelo coordenador da Cacispar Jovem: Negócios, sob responsabilidade de Leonardo Dornelles Santos; Marketing e Comunicação, com Rauana Carolina Gasparin; Capacitação e Eventos, Simone Kemper Birck; e Relações Governamentais (nome a ser definido).

Preparando o futuro

O presidente da Cacispar, Paulo Sergio Bueno, acredita que a Cacispar Jovem está em boas mãos com os novos diretores. "Há um grupo proativo e muito envolvido na ampliação dos núcleos. É algo muito importante, pois trata-se de formar e preparar jovens empresários e empresárias que estarão à frente das entidades da região em um futuro próximo", vislumbra. Ele cita ainda a atual vice-presidente da Faciap Jovem, a empresária Paloma Vanin Marcante, de Pato Branco, que deverá assumir a presidência no início da pasta jovem da federação em 2023.

Paulo Bueno salienta que as ações previstas estão alinhadas com os objetivos da Cacispar. "É preciso, cada vez mais, aumentar o envolvimento, o engajamento da sociedade civil organizada em prol do desenvolvimento de interesses comuns, dos municípios e da nossa região."