Em Coronel Vivida, praça José Auache passará por revitalização

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Coronel Vivida

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Coronel Vivida

Nesta quarta-feira (16), em coletiva de imprensa na Associação Empresarial (Acivi), o prefeito de Coronel Vivida, Anderson Manique Barreto, anunciou a revitalização da praça José Auache, localizada na área central do município.

Além dos veículos de comunicação, o evento contou com a participação do vice Olmar Wessolowski (Gabeira); dos vereadores João Bertelli e Tássia Castelli; secretários municipais; além de mulheres agricultoras e do arquiteto da Divisão de Estudos e Projetos, Hulyan Minosso, que mostrou detalhes sobre o projeto [desenvolvido em parceria com o engenheiro Jean Felipe Miecoanski].

Segundo Barreto, "desde a construção dessa praça, que ocorreu há nove anos, não havia passado por um processo de melhoria. Assim, vimos a necessidade de que fosse revitalizada. Solicitamos ao Departamento de Engenharia, que fizesse um projeto, e hoje o apresentamos".

Com o investimento em torno de R$ 400 mil, com recursos próprios do Município, a obra terá melhorias no paisagismo, iluminação, troca de piso, além da instalação de um espaço adequado para a feira da agricultura familiar.

"A proposta é manter o que a população já conhece, como por exemplo as árvores de grande porte [exceto àquelas que ocupam o canto onde será construído o edifício da feira]", resume o arquiteto.

Minosso informa que, além disso, serão inseridas novas áreas de convívio, haverá troca de bancos e será alterado o playground. Também serão substituídos os equipamentos para as atividades físicas.

"O playground ficará próximo a um jardim novo. Todos os espelhos d"água serão transformados em jardins. Terão novas cores, espécies vegetais, novos arbustos e árvores. Ainda, a parte da cascata será retirada, transformando esse espaço em uma área de convívio [uma espécie de locais para chimarródromo, que já é consolidado na cidade]".

Quanto à arborização e ao paisagismo, o arquiteto destaca que serão incluídas várias espécies novas, "como tipuanas, plátanos, pingos d"ouro, entre outras", enumera.

Conforme Barreto, a praça irá para processo licitatório. "Estimamos que, até o fim do mês de julho ou início de agosto, o local comece a ser remodelado e seja entregue no prazo de cinco meses".

Feira

Há mais de oito anos, um grupo de agricultoras familiares realizam feiras para venda dos seus produtos na praça Getúlio Vargas, em Coronel Vivida.

"Fui procurada por essas mulheres, que reivindicavam um espaço adequado a elas, com infraestrutura; uma vez que no local onde realizam as suas atividades até então é inadequada, pois enfrentam frio, chuva e outras adversidades", conta a vereadora Tássia Castelli.

Ela, que intermediou uma reunião entre as mulheres agricultoras e o prefeito, completa que "nesse diálogo foi escolhida a praça José Auache, a fim de que seja construída a infraestrutura para a comercialização desses alimentos".

Barreto acrescenta que, diante da solicitação, foi encaminhado o pleito ao setor de Engenharia, "para que verificassem se havia, de fato, um espaço adequado. Eles entenderam que havia. Então pedimos para incluir esse espaço no projeto de revitalização da praça [que já estava em andamento], a fim de que as produtoras possam comercializar os seus produtos em um local apropriado".

De acordo com Minosso, a estrutura da feira será composta por cinco baias, de mais ou menos 2,5 metros de largura. "Cada uma terá bancada larga para exposição dos itens. Já a parte interna será livre, com uma cozinha. Então, quem trabalhar na feira, poderá dividir para a utilização desse espaço interno".

Para Serema Machado, presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Coronel Vivida, "estamos muito felizes com o projeto elaborado e o apoio que estamos recebendo do poder público. Isso vai melhorar muito a qualidade do nosso atendimento, a circulação das pessoas. Só temos a agradecer".

Ela relata que nove feirantes fazem parte da associação, que realiza a feira todas as sextas-feiras. "Mas têm as pessoas que produzem os produtos e deixam lá para nós vendermos. Então, indiretamente, são mais 15 famílias, de várias comunidades, como Santa Terezinha, Caravággio, Retiro do Pinhal, São Luís e Palmeirinha", enumera a agricultora, completando que o grupo vai ainda definir se a feira ampliará a quantidade de dias de atendimento.