Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida agora é Sintraf

A assembleia também aprovou a extensão de base para o município de Honório Serpa

Crédito: Arquivo/Sintraf

Crédito: Arquivo/Sintraf

Na manhã desta quarta-feira (2), no auditório Gabriel Vargas, em anexo a sede administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida, ocorreu uma assembleia geral extraordinária, que deliberou algumas alterações estatutárias, referente à mudança de nomenclatura e extensão de base territorial.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida foi fundado em 1971 e atendeu as normativas presentes no Estatuto do Trabalhador Rural, promulgado em 1963, que regulamenta a organização sindical do campo brasileiro.

A nomenclatura "trabalhador rural" está atrelada a caracterização de "trabalhador assalariado rural". Entretanto, a região Sudoeste do Paraná é formada predominantemente por agricultores que trabalham em regime de economia familiar e a maioria dos associados do sindicato é agricultor familiar.

Após a Constituição Brasileira de 1988, aprovou-se a lei da Liberdade Sindical, a qual permite a criação de sindicatos com representação especifica de determinada categoria de trabalhadores. Nesse sentido, no ano de 1997, em Santa Catarina foi criada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar; em 2001, criou-se a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Sul; em 2005, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil; em 2013, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná.

Ao longo dessas décadas essa organização sindical mobilizou e defendeu a categoria da agricultura familiar. Todas as lutas desse movimento sindical, como a previdência rural, crédito, habitação rural, seguro agrícola, dentre outras, serviram para fortalecer os agricultores familiares.

Sendo assim, a mudança de nomenclatura, passando de "Trabalhadores Rurais" para "Trabalhadores na Agricultura Familiar", não mudará a forma de atuação do sindicato. Na prática permanece como está, apenas se fez uma correção.

A assembleia também aprovou a extensão de base territorial para o município de Honório Serpa. Neste caso, os agricultores familiares de Honório serão representados pelo Sintraf de Coronel Vivida, que contará com uma sub sede no município vizinho.