Secretaria de Saúde explica como funcionará nova etapa de vacinação contra a covid-19 em Coronel Vivida

Além da aplicação em um novo grupo [que também abrange gestantes e puérperas com comorbidades], o responsável pela secretaria informa que a partir de amanhã haverá mudança de local para que as pessoas sejam imunizadas

Crédito: Imagem ilustrativa

Crédito: Imagem ilustrativa

A partir desta quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Vivida iniciará nova etapa de vacinação contra a covid-19. Ou seja, com a aplicação de doses em um novo grupo de pessoas.

O secretário Vinícius Tourinho informa que, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, o novo grupo abrange pessoas com síndrome de down (independente da idade, acima de 18 anos); doença renal crônica em diálise (acima de 18 anos); e gestantes e puérperas, com comorbidades (acima de 18 anos).

Além disso, compreende pessoas com comorbidades e deficiência permanente (entre 55 e 59 anos de idade). "Essas pessoas precisam estar cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde ou possuir declaração médica, que ateste a respectiva doença".

Tourinho acrescenta que as pessoas "hipertensas precisam de atestado que façam o uso de pelo menos três medicamentos. Ou seja, hipertensão grau 3. Esse grupo será contemplado primeiro".

Ele destaca que amanhã haverá poucas doses disponíveis, pois são vacinas remanescentes, que restaram da última vacinação, de pessoas a partir de 60 anos.

"Então daremos início a essa próxima fase da campanha de vacinação. Contudo, receberemos mais vacinas até este fim de semana. Com isso, a ampliação ocorrerá gradativamente, conforme o recebimento de novas doses", diz, reiterando que, para tomar a vacina, a pessoa precisa estar cadastrada em uma unidade de saúde ou ter declaração médica.

Mudança de lugar

Nas fases anteriores, as aplicações vinham sendo feitas no Complexo Esportivo Barro Preto. Porém, conforme o secretário de Saúde, a partir de amanhã as vacinas passarão a ser aplicadas exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

"Pedimos que cada pessoa que for se vacinar compareça na unidade mais próxima de sua casa, onde esteja cadastrado. Lembrando que o horário da ação será das 9h às 16h".