Na tarde de terça-feira (4), reuniram-se pela plataforma Google Meet os professores de línguas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Coronel Vivida — Jessica Paula Vescovi e Lucan Fernandes Moreno —; o diretor do campus, Paulo Fortes; a diretora ajunta do campus, Vera Azambuja; a representante da Pastoral do Migrante, Rosane Silva; e o pároco da Paróquia São Roque de Coronel Vivida, padre Judinei Vanzeto.
O encontro teve como objetivo formalizar uma parceria, buscando a oferta de cursos de português para estrangeiros residentes no município.
Na oportunidade, foram apresentadas pelo padre Judinei e pela Rosane Silva as demandas da comunidade estrangeira quanto ao aprendizado de língua portuguesa, em face da necessidade da comunicação no dia a dia.
Diante disso, ficou acordado com o campus a oferta de cursos FIC, com a intenção de contribuir com tal demanda.
O curso a ser ofertado abordará aspectos relativos à língua portuguesa, mas também terá como foco o trabalho com situações cotidianas, com componentes que envolvem Direitos Humanos, Saúde Pública, questões bancárias, arte, cultura e culinária brasileira, dentre outros aspectos.
Para a professora Jessica Paula Vescovi, professora envolvida com o projeto, "parcerias como esta que visam o acesso à educação e, de toda forma, à democratização do conhecimento, permitem conhecermos as demandas locais e, com isso, 'construirmos pontes' na intenção de proporcionamos um ensino público, gratuito e de qualidade para todos".