Na tarde desta terça-feira (6), a Administração Municipal de Coronel Vivida fez a entrega de um gasômetro, o qual será utilizado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e pelo Instituto Médico Nossa Vida.
Por meio desse equipamento, haverá mais rapidez para saber o estado de saúde dos pacientes com comorbidades, uma vez que tem como finalidade medir a quantidade de pH e os níveis de gases no sangue.
"Este exame é realizado para verificar se o paciente precisa, ou não, de oxigênio ou de uma intubação", resume o prefeito Anderson Barreto.
Segundo ele, esse tipo de aparelho, geralmente, encontra-se à disposição em unidades de terapia intensiva.
"E nós, avançando na saúde local, trouxemos esse aparelho à nossa UPA. Os nossos pacientes não precisarão mais, para realizar essa espécie de exame, se dirigir às UTIs regionais em Pato Branco ou em Chopinzinho".
A entrega contou com a presença dos vereadores João Bertelli, Tássia Castelli e Adelino Guimarães; da coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, Veruska Fontanive; do secretário de Saúde, Vinícius Tourinho; e dos médicos, Rúbia Barasuol e Paulo Pimenta.