A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) divulgou, há pouco, o documento final com recomendações aos 42 municípios da região, diante do novo avanço no número de casos e óbitos por complicações da covid-19.
Dentre as 20 medidas elencadas no documento, destacam-se a implantação do toque de recolher entre 22h e 5h do dia seguinte.
Atualmente, pelo decreto do Governo do Estado, o toque de recolher se inicia à meia-noite.
Além disso, proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços e vias públicas, bares, conveniências de postos de combustível e restaurantes, também a partir das 22h.
Outros pontos elencados no documento são: abertura imediata de novos leitos de UTI em hospitais da região; solicitação de reforço no efetivo da Polícia Militar no Sudoeste para auxiliar as equipes de fiscalização das prefeituras em coibir e dispersar aglomerações; mobilização de deputados estaduais e federais, para que cobrem respostas efetivas ao plano de vacinação junto ao Ministério da Saúde; e a criação de um Disque Denúncia para terminar com festas clandestinas e aglomerações.
A Amsop orienta, também, que os prefeitos adequem as recomendações desse documento às atualizações no decreto em vigor do governo do Estado.
"Nesse primeiro momento, o comércio não vai ser fechado. Quando a gente fala em endurecer as medidas é no sentido de cobrar o uso da máscara, o distanciamento, a não aglomeração", afirmou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.
Essa lista de recomendações da Amsop foi elaborada após uma reunião da Comissão de Saúde da entidade, que debateu o panorama atual da pandemia e sugestões para conter o avanço da covid-19 no Sudoeste.
Essa reunião foi presidida pelo prefeito de Dois Vizinhos e presidente da Comissão de Saúde, Luís Carlos Turatto; com a participação dos prefeitos Cleber Fontana (Francisco Beltrão) – que também é vice-presidente da Amsop e representou o presidente da entidade, o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani, que estava em Brasília –; Paulo Horn (Sulina); Kosmos Panayotis Nicolaou (Palmas); Edson Cenci (Chopinzinho); e Luiz Carlos Boni (Planalto).
Além da diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos; dos diretores da 7ª e 8ª Regional de Saúde, Anderson Nesello e Nádia Zanella, respectivamente; e, de forma virtual, da secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise.
Abaixo, o documento na íntegra: