Coronel Vivida realiza primeira reunião com o novo comitê gestor de enfrentamento a covid-19

Crédito: Assessoria/Prefeitura de Coronel Vivida

Crédito: Assessoria/Prefeitura de Coronel Vivida

Na noite de terça-feira (2), foi realizada na Associação Empresarial de Coronel Vivida (Acivi) a primeira reunião com o novo comitê gestor de enfrentamento a covid-19. No encontro passado, há 15 dias, ocorreu a formação desse grupo.

De acordo com o secretário de Saúde de Coronel Vivida, Vinícius Tourinho, nessa primeira reunião foram discutidos sobre alguns ofícios, "vindos dos munícipes, que pretendem fazer eventos e precisavam de liberações".

Nesse momento, nove ofícios [entre casamentos e aniversários] foram apresentados ao comitê, dos quais cinco foram aprovados e os demais precisam descrever melhor os detalhes dos eventos, para que possam ser novamente avaliados.

Tourinho informou que [assim como os demais municípios], Coronel Vivida está sob o decreto estadual 6.745/21, publicado na última sexta-feira (29), o qual prorrogou, até 10 de fevereiro, as medidas que restringem a circulação de pessoas no Paraná.

Segundo o Governo do Estado, esta é a quarta atualização das medidas de restrição, previstas inicialmente no decreto 10.824, de 3 de dezembro de 2020. "O texto institui proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas diariamente, das 23h às 5h, com exceção dos serviços e atividades essenciais. Os estabelecimentos comerciais também estão proibidos de vender bebidas alcoólicas, em espaços públicos e privados, nesse mesmo horário".

Ainda, conforme o Governo do Estado, está proibida, a promoção de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, "com grupos de mais de 25 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in. Já as atividades religiosas, de qualquer natureza, devem observar as exigências fixadas pela Secretaria de Estado da Saúde em ato normativo próprio".

Tourinho acredita "que essa decisão será prorrogada, devido ao Carnaval. Mais adiante, quando o decreto estadual não tiver mais validade e cair para decreto municipal, provavelmente conseguiremos flexibilizá-lo mais, liberando horários melhores de funcionamento, sobretudo para quem tem comércio noturno".

Ele destaca que, no mais, a situação no município continua funcionando normalmente. "Volta às aulas foi liberada, assim como autoescolas, pois estão todos respeitando os cuidados devidos. Comércio continua sob o decreto estadual, podendo abrir e funcionar, desde que permaneça adotando as medidas de prevenção".

O secretário de Saúde lembra que houve baixa no número de casos da covid-19 no município, nos últimos dias. Com isso, ele reitera a importância dos cuidados, a fim de que os números não voltem a subir. "Reforçamos sempre a conscientização, afastamento, uso de máscaras e de álcool em gel, que de fato estão dando resultados", finaliza.