Associação Zanshin de Karatê realiza exame de faixa em Coronel Vivida

O evento contou com presença do presidente da organização Wadô-Ryu na América do Sul, Sergio Takamatsu

(esquerda) Mestre Sergio Takamatsu e Sensei Emerson Luiz da Silva (direita)-Fotos: Paloma Stedile

(esquerda) Mestre Sergio Takamatsu e Sensei Emerson Luiz da Silva (direita)-Fotos: Paloma Stedile

Nesta quinta-feira (26) foi realizado, no Complexo Esportivo Barro Preto, em Coronel Vivida, exame de faixa dos alunos pertencentes à Associação Zanshin de Karatê [que, além de Coronel Vivida, compreende os municípios de Pato Branco, Mangueirinha e São João, sob o comando do sensei, Emerson Luiz da Silva, faixa preta 4º Dan].

Participaram do exame 16 alunos, seguindo todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel.

De acordo com Silva, esse está sendo um ano difícil para todos, inclusive para o karatê, uma vez que dificultou a prática do esporte e as aulas foram retomadas aos poucos.

"Primeiramente com os adultos, no mês de junho; e somente no mês passado com as crianças. Porém, com redução no número de alunos por turma e seguindo todos os demais protocolos de saúde, para a segurança de todos".

Mesmo com as dificuldades, ele conta que o ano está sendo fechado com chave de ouro, com a realização do exame, que teve a presença do presidente da organização Wadô-Ryu na América do Sul, mestre Sergio Takamatsu.

Mestre

Logo após o exame, o evento contou com uma aula especial, sob o comando do mestre Sergio. Além de presidente da organização Wadô-Ryu na América do Sul, ele é faixa preta 7º Dan e diretor técnico da Federação Paulista de Karatê.

"Dentro da nossa escola de Karatê e das diretrizes de trabalho, um supervisor técnico, uma vez ao ano, faz visita técnica. No Sudoeste, fico em torno de dez dias realizando esse trabalho de supervisão", diz o mestre.

Ele destaca o alto nível dos alunos que fazem parte da Associação Zanshin e observa que o estilo Wadô-Ryu "é praticado há décadas em Coronel Vivida. Primeiramente com o sensei Rotilio Rodrigues de Paula, que foi professor do sensei Emerson".

Sergio afirma que o trabalho é desenvolvido por Emerson com extrema disciplina. "Até mesmo porque, além do karatê, ele é formado em Educação Física e já foi professor universitário por 19 anos; tudo isso agrega ainda mais ao trabalho realizado com o karatê".

Para o mestre, é sempre uma satisfação realizar os exames de faixa em Coronel Vivida, bem como poder treinar junto com os alunos, pois "todos desenvolvem o karatê com muita eficiência", diz, lembrando que, neste sábado (28), cinco alunos da Associação Zanshin irão prestar exame para faixa preta em Dois Vizinhos.

"Agradeço, em nome da Associação Zanshin, ao mestre Sergio pelo esforço, dedicação e exemplo que é para nós na organização Wadô-Ryu. Ficamos muito felizes e honrados novamente com a sua visita", finaliza Emerson.

Origem

Wadô-Ryu é o estilo de karatê praticado pela Associação Zanshin, o qual foi criado pelo mestre japonês, Hironori Otsuka, em 1934. A arte tem como uma das características principais usar a própria força do adversário contra ele mesmo.