Casal de Coronel Vivida dá nova vida aos pneus

Crédito: Renaldo e Simone começaram a produzir essas peças há cerca de um ano (Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense)

Crédito: Renaldo e Simone começaram a produzir essas peças há cerca de um ano (Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense)

Para a maioria das pessoas um pneu só tem utilidade enquanto está rodando em veículos. Após certo tempo, sua vida útil termina.

Exceto para o casal de Coronel Vivida, Simone Poyer Ribas e Renaldo Ribas, moradores do bairro BNH.

Por meio do artesanato, eles dão vida nova aos pneus, transformando-os em brinquedos e peças decorativas.

Ela é natural de São João, porém há muitos anos reside em Coronel Vivida; e ele é vividense.

Foi após assistirem a alguns vídeos no YouTube, que despertou o interesse em Renaldo, para iniciar o artesanato utilizando pneus.

O primeiro trabalho desenvolvido foi uma "arara" decorativa, há cerca de um ano. Desde então, não pararam mais.

"O sucesso das peças foi tanto, que a própria "arara" [iniciada para nós] ainda não foi terminada, pois preferimos dar atenção aos pedidos", diz Simone.

O casal divulga seu trabalho por meio de páginas no Facebook e no Instagram, o que faz com que o público atingido seja muito maior.

Inclusive há pedidos não só em Coronel Vivida, mas de vários outros municípios da região, como Francisco Beltrão, Itapejara D"Oeste, Pato Branco e Dois Vizinhos.

De acordo com Simone, o casal já recebeu encomendas até do norte do Brasil.

Entretanto, por inviabilidade de envio, não foi possível atender aos pedidos. Mas, assim que conseguirem parceria de transporte, eles pretendem atender também àquela região.

Desafio

Dentre as várias obras feitas com pneus, as mais procuradas atualmente são o "cavalinho", enfeites ou peças para o jardim. "O "cavalinho" começamos a produzir a partir de uma encomenda de nosso vizinho, para a sua filha. Desde então, tem tido muita saída", revela Simone.

Renaldo acrescenta que o casal deve começar nos próximos dias outro pedido exclusivo. "O nosso próximo desafio, que aceitamos fazer para um cliente de Mangueirinha, será um jogo de cadeiras com mesinha, também feito com pneus".

Quantidade

Simone afirma que nunca fizeram o registro de todas as peças vendidas, mas acredita que tenha sido mais de 100.

A demanda tem sido tão satisfatória que, atualmente, Simone se dedica apenas ao artesanato deles; e quem os auxilia com as mídias para divulgação em suas páginas é sua irmã.

Matéria-prima

Renaldo explica que são utilizados nas peças muitos parafusos, tinta, barbantes, cordas, correntes, além de muitos pneus.

Para isso, eles contam com a colaboração de donos de borracharias, que doam essa matéria-prima. Além disso, há outras pessoas que, quando querem se desfazer de pneus velhos, acabam entrando em contato com o casal.

Inclusive eles lembram àqueles [que possuírem pneus sem utilidade], que podem entrar em contato para doação, que eles vão retirar no local.

Para tal, o casal ressalta que podem ser pneus bem usados, desde que não estejam aparecendo os arames, "pois é perigoso fazer as peças se estiverem expostos", justifica Renaldo.

Pedidos

Para dar conta da demanda, ele [que trabalha em um posto de combustível] se dedica ao artesanato nas horas vagas, bem como nos fins de semana e feriados.

Devido à procura, ele afirma para este ano já não há mais a possibilidade de serem atendidos novos pedidos. Contudo, os interessados podem entrar em contato para encomendar suas peças para 2021.

As páginas no Facebook e no Instagram são: https://www.facebook.com/sr.artesanatoempneus e https://www.instagram.com/sr.artesanatoempneus/. Já os telefones para contato são: (46) 9 9130-1749 e (46) 9 9141-8842.


Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense

Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense

Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal