Cresol - Descubra os benefícios de fazer parte de uma cooperativa de crédito

Jeferson Luis de Sena/Portal Vividense

Jeferson Luis de Sena/Portal Vividense

Todo empreendedor, em algum momento da vida, vai precisar de dinheiro para investir no próprio negócio. Só que a burocracia e os juros altos dificultam o acesso ao sistema financeiro.

Felizmente, existe uma alternativa: fazer parte de uma cooperativa de crédito, onde os clientes também são sócios da instituição.

Quer entender como o cooperativismo pode ser tão vantajoso para o seu bolso? Então acompanhe os argumentos a seguir:

1. Opções mais acessíveis

Numa cooperativa de crédito, os percentuais cobrados pelos serviços são mais baixos. Existem linhas de financiamento mais flexíveis para a concessão do empréstimo. Ou seja: é possível pegar dinheiro e ir pagando em parcelas bem baixas, dentro das suas possibilidades financeiras.

2. Rendimentos acima do mercado

Ao contrário do sistema bancário, as cooperativas não buscam ao lucro. Por conta disso, as sobras em caixa ficam isentas de alguns impostos, o que pode elevar o superávit no fim do ano.

Como todos os clientes também são sócios da instituição, eles têm direito a receber a parte que lhes cabe nos resultados. Sendo assim, a quantia que sobrou é repartida entre todos os associados, num valor proporcional às suas cotas de participação. Isso significa que o dinheiro aplicado na conta capital pode render mais.

3. Atendimento diferenciado

O participante de uma cooperativa de crédito representa mais que um consumidor contratando um serviço. Ele é, bem dizer, um dos donos do negócio. Portanto, nada mais natural que o tratamento seja diferenciado.

O atendimento nas agências desse sistema funciona de uma forma mais humanizada. A equipe entende as necessidades do cliente: sabe de onde ele vem, como é a realidade naquele lugar e quais são os desafios que os moradores daquela região enfrentam.

Aliás, a presença em municípios menores, onde as grandes instituições bancárias nem sequer chegam, também merece destaque.

4. Gestão democrática

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios de participar de uma cooperativa de crédito está na possibilidade de escolher os rumos da instituição.

Todos os associados têm voz, independentemente do número de cotas adquiridas. Logo, a gestão se torna democrática, de acordo com os interesses da maioria do público.

Já imaginou o pequeno agricultor e o grande fazendeiro decidindo, de igual para igual, como administrar os recursos do empreendimento? Pois então! No cooperativismo, quem dita as regras não é necessariamente quem tem mais capital.

5. Comprometimento com a comunidade

No fim das contas, o grande objetivo de uma cooperativa de crédito é oferecer recursos para seus associados prosperarem. E a saída nem sempre está nos aportes financeiros. Muitas vezes, os participantes podem se beneficiar com um curso de capacitação ou com uma palestra organizada pelos colegas.

Independentemente da estratégia, o que vale é o crescimento coletivo. O espírito cooperativista parte da ideia de que, quando um ganha, todos ganham. Por isso, o investimento feito em cada sócio acaba trazendo retorno para toda a comunidade. Basta dar a oportunidade que a pessoa precisa.

Quer saber mais sobre o cooperativismo da Cresol? Assista ao vídeo abaixo!

https://youtu.be/RqLm62vL0Zo