Na quinta-feira (1º), por meio de videoconferência, o Instituto Policlínica de Pato Branco lançou campanha de arrecadação financeira para a construção de um jardim terapêutico dentro da unidade.
A ação faz parte das propostas do projeto Hospital Amigo do Idoso, lançado no fim de 2019.
De acordo com Gabriela Izidro, administradora do Instituto, o jardim terapêutico é uma proposta antiga, que vem sendo planejada muito antes do Instituto se tornar um Hospital Amigo do Idoso.
"Esse projeto tem como objetivos reduzir o estresse e a ansiedade dos pacientes, auxiliar na sensação de bem-estar e criar um ambiente tranquilo e de relaxamento", explicou.
Segundo a administradora, após finalizado, o jardim será de livre acesso para todos os pacientes do local, assim como também para os colaboradores.
Porém, por ser um hospital referência no atendimento a idosos, o espaço será criado próximo a ala preferencial para pessoas acima de 60 anos de idade.
O objetivo é facilitar o acesso desses pacientes, criando assim em espaço sem rampas ou escadas.
"Esse jardim vem em um bom momento, porque com a pandemia os pacientes não podem receber visitas, os acompanhantes são limitados, então será um espaço para relaxamento e bem-estar", disse Gabriela, contando que o projeto está sendo realizado em parceria com a Faculdade Mater Dei.
Jardim
O jardim terapêutico terá uma área de aproximadamente 49 m², que será construído em dois ambientes. O jardim um, ao lado da brinquedoteca, terá área de 13,15 m²; e o jardim dois, próximo ao corredor, será de 35,93 m².
Investimentos
Para a construção do ambiente, o Instituto Policlínica estima o investimento de R$ 50 mil. Esse dinheiro será utilizado, não só para a harmonização do local, como também para reparos na estrutura física.
Para iniciar a obra, o Instituto precisa do dinheiro para a construção. Para isso, a instituição está disponibilizando uma conta para depósitos.
Doações
Banco do Brasil
Conta corrente: 168-6
Agência 8563-4