Cacispar elabora cartas aos candidatos

Cacispar elabora cartas aos candidatos

Na reunião mensal da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), realizada de forma on-line na última segunda-feira (28), a pauta principal foi a aprovação da Carta aos Candidatos – Eleições 2020.

O documento, assinado pela Coordenadoria e pelas 36 associações empresariais da região, é destinado aos candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo dos municípios do Sudoeste.

No texto, as entidades pedem por campanhas transparentes, sem a utilização de notícias falsas (fake news) e focadas em propostas que possam promover o desenvolvimento social e econômico dos municípios e, consequentemente, da região. O conteúdo completo está em documento anexo e pode ser acessado no site da Cacispar (www.cacispar.org.br).

"A Cacispar, como representante do movimento associativista e da sociedade, almeja que o processo eleitoral seja construtivo. Não somos uma entidade político-partidária, mas participamos da vida política do Sudoeste. Estamos nos colocando à disposição dos candidatos para debater ações positivas para o crescimento da região", explica Carlos Manfroi, presidente da Cacispar.

Na Carta, as entidades ressaltam a importância dos pequenos negócios para a economia - as micro e pequenas empresas representam um total de 99% das empresas no Paraná, geram 59% dos empregos formais e são a porta de entrada para o empreendedorismo. E também sugerem pontos que podem ser:

- incentivo às empresas locais e da região a participar das compras públicas;

- fortalecimento do associativismo;

- desburocratização do acesso ao crédito e aos serviços financeiros;

- promoção de ações que criem um ambiente de empreendedorismo e inovação;

- desenvolvimento de capacitação profissional.

Sebrae

A reunião de setembro também contou com a participação do gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, e da consultora Maria Auria Muhlmann. Eles apresentaram o Guia do Candidato, documento elaborado pelo Sebrae/PR com ações propositivas para os pequenos negócios. A Coordenadoria comprometeu-se a colaborar na divulgação do guia aos candidatos.

Eleições na Cacispar

Outro tema da reunião foi o processo de sucessão no comando da Coordenadoria. A atual gestão termina no final do ano e o prazo para inscrições das chapas está aberto. A perspectiva é que o(s) candidato(s) sejam definidos até a próxima reunião mensal, agendada para 26 de outubro.

Cacispar Mulher

As ações da Cacispar Mulher também foram detalhadas na reunião, como o planejamento de um fórum on-line, em parceria com o Sebrae/PR, previsto para o próximo mês de novembro.

Rosane Spigosso, presidente da Cacispar Mulher, e a vice-presidente Paola Battistella estão coordenando as atividades. "O evento de novembro tem como objetivo ajudar as mulheres a buscarem alternativas em meio à pandemia", reforça Paola.

Cacispar Jovem

O presidente da Cacispar Jovem, Cristiano Piva, apresentou as atividades desenvolvidas nos nove meses deste ano, muitas delas impactadas pela pandemia de Covid-19. Ele salientou que o objetivo inicial para 2020 era a prospecção de novos núcleos na região.

"Com a Covid-19, tudo mudou. Definimos por fazer trabalho de base, até o final deste ano, para que a próxima gestão possa prospectar novos núcleos, no ano que vem."