Alguns furtos não são notificados à Polícia Militar, em virtude do valor do bem subtraído ou outro motivo que leva a vítima não registrar o Boletim de Ocorrência, o que acaba por prejudicar a aplicação de estratégias no policiamento da cidade.
Assim, buscando reduzir a oportunidade para a prática de delitos, sobretudo aqueles contra o patrimônio, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) destaca algumas medidas básicas de segurança, que auxiliam na prevenção do crime:
- Não deixe objetos de fácil visualização em garagens;
- Ao sair de casa, verifique se trancou todas as portas e janelas;
- Ao sair de bicicleta, procure deixá-la em um local seguro e com cadeado;
- Não deixe capacetes soltos em cima de motocicletas nas vias públicas;
- Verifique se deixou seu veículo com as janelas fechadas e trancado. Preferencialmente, instale um dispositivo de segurança (ex.: alarme, trava para volante, rastreadores, bloqueadores, chaves codificadas). Isso dificultará e também desestimulará a ação do delinquente, que procura por alvo fácil.
De acordo com o Coronel Roberson Luiz Bondaruk, especialista em segurança e autor de livros sobre o tema, a maioria dos crimes é cometida porque o delinquente vislumbra uma oportunidade, que pode ser uma ou uma combinação de várias delas.
Quanto mais um delinquente se sente inseguro e vulnerável a agir, menor será a probabilidade de ele cometer um delito. Logo, a redução acentuada de oportunidades pode produzir amplos declínios dos índices de crime.
Já diz a Constituição Federal que a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, se cada cidadão adotar medidas básicas de segurança, o ambiente se torna ainda mais protegido.
A Polícia Militar trabalha diuturnamente para preservar a ordem pública, proteger as pessoas e seus bens, independente do valor, e solicita a colaboração da comunidade para juntos reduzir os índices de criminalidade na região.
Lembre-se: medidas de prevenção em uma localidade podem levar a uma difusão de benefícios a toda comunidade!