Inaugurada em 2018, a lavanderia da Casa de Apoio a Mama (Gama), em Pato Branco, surgiu por meio de um projeto em parceria com a Receita Federal, que entregou à associação um contêiner de produtos apreendidos, os quais foram comercializados em um bazar e o valor foi revertido para a construção dessa estrutura.
Já os equipamentos da lavanderia, por sua vez, foram adquiridos com recursos oriundos de um projeto, o qual foi apresentado junto à Justiça do Trabalho.
A princípio tinha como objetivo atender à demanda do próprio Gama, o qual atende diariamente pacientes e acompanhantes de vários municípios da região.
Contudo, tendo em vista que se trata de uma lavanderia industrial, anexa à Casa de Apoio, composta por equipamentos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — com máquinas de lavar de 50 e 30 kg —, a associação também presta esse serviço à população pato-branquense.
Conforme a presidente do Gama, Marlene Salete Schenatto, cerca de 20% das peças lavadas na estrutura são oriundas da própria Casa. As demais são de 22 clínicas de saúde, de estética e salões de beleza, bem como da população em geral. Com isso, o valor obtido com esse serviço é revertido para a manutenção do local.
O atendimento da estrutura ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na qual trabalham três funcionárias contratadas: uma na área suja e duas na área limpa.
Ela explica que a lavanderia está apta para atender hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e odontológicos, fazendo os procedimentos de coleta, lavagem, secagem, calandragem, prensagem de roupas à quente, embalamento e distribuição.
Além disso, o local dispõe de processo exclusivo para hotéis, bares, restaurantes, empresas de eventos e formaturas, entre outros. Também recebe roupas domésticas para serem lavadas.
Segundo Marlene, no processo de lavagem das peças são utilizados detergentes, antibactericidas, neutralizantes e amaciantes, proporcionando higiene total em roupas de cama, mesa, banho e entre outras. Além disso, os enxovais são lavados individualmente, dando mais segurança na desinfecção, bem como garantindo o controle no processo de lavagem.
Quantidade
Ao todo, conforme a presidente do Gama, cerca de 200 kg de roupas são lavados diariamente. Ela conta que os pagamentos [a combinar] podem ser feitos mensal, por depósito ou cartão, enquanto que os valores são por quilo e por peça. Quanto à entrega das peças, o prazo é de 24h, também a combinar com os clientes.
"Atendemos por meio do telefone (46) 3223-3039, com horário agendado, em que o cliente escolhe se quer levar as peças até o Gama ou nós vamos buscar e devolver".