Divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentou números acima das metas projetadas em Coronel Vivida.
Criado em 2007, o Ideb reúne, num único indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O índice, segundo o site do Inep, é calculado com base nos dados sobre aprovação escolar [os quais são obtidos no Censo Escolar] e nas médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A nota varia em uma escala de zero a dez. Para calcular o índice, considera-se o desempenho dos alunos em Matemática e Português no Saeb, prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), e também índices de aprovação e evasão.
Ele apresenta os índices da 4ª Série/5º Ano do Ensino Fundamental, 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental e 3ª Série do Ensino Médio. Esses dados estão disponíveis no site http://ideb.inep.gov.br/resultado/, onde é possível filtrar a pesquisa no País, por Estado, por Município e por Escola. Além disso, há as opções para verificar as informações separadamente por série/ano e rede/dependência administrativa.
Resultados
Nos resultados gerais, referentes à 4ª Série/5º ano, o Ideb observado em Coronel Vivida em 2019 foi 6.6, enquanto que a meta projetada era de 6.5. Quanto à 8ª Série/9º Ano, o índice do ano passado foi 5.1, sendo que a meta projetada era de 5.5. Já o Ideb observado da 3ª Série do Ensino Médio, em 2019 foi 4.4, enquanto que a meta projetada era de 4.4.
Municipais
Quanto aos resultados separados por escolas, as instituições municipais [na 4ª Série/5º Ano] que tiveram maiores índices em 2019 foram: Presidente Kennedy [7.0], Sete de Setembro [6.8], Paulino Stedile [6.7] e Ulisses Guimarães [6.7].
Já as demais escolas municipais, avaliadas no ano passado, foram: Tiradentes [6.3], Juventino Rufatto [5.9], São Cristóvão [5.9] e Santa Lúcia [5.2].
Estaduais
Quanto aos resultados separados por escolas, as instituições estaduais [na 8ª Série/9º Ano] que tiveram maiores índices em 2019 foram: Duque de Caxias [6.4], Núcleo Santa Lúcia [6.2] e Castelo Branco [5.5]. As demais escolas estaduais, avaliadas no ano passado, foram: Arnaldo Busato [5.0] e Tancredo Neves [5.0].
Já as instituições estaduais [na 3ª Série do Ensino Médio] tiveram os seguintes resultados: Castelo Branco [5.0], Núcleo Santa Lúcia [5.0] e Arnaldo Busato [4.3].