Nas séries iniciais do ensino fundamental Coronel Vivida tem Ideb acima da meta

Nas séries iniciais do ensino fundamental Coronel Vivida tem Ideb acima da meta

Divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentou números acima das metas projetadas em Coronel Vivida.

Criado em 2007, o Ideb reúne, num único indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O índice, segundo o site do Inep, é calculado com base nos dados sobre aprovação escolar [os quais são obtidos no Censo Escolar] e nas médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A nota varia em uma escala de zero a dez. Para calcular o índice, considera-se o desempenho dos alunos em Matemática e Português no Saeb, prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), e também índices de aprovação e evasão.

Ele apresenta os índices da 4ª Série/5º Ano do Ensino Fundamental, 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental e 3ª Série do Ensino Médio. Esses dados estão disponíveis no site http://ideb.inep.gov.br/resultado/, onde é possível filtrar a pesquisa no País, por Estado, por Município e por Escola. Além disso, há as opções para verificar as informações separadamente por série/ano e rede/dependência administrativa.

Resultados

Nos resultados gerais, referentes à 4ª Série/5º ano, o Ideb observado em Coronel Vivida em 2019 foi 6.6, enquanto que a meta projetada era de 6.5. Quanto à 8ª Série/9º Ano, o índice do ano passado foi 5.1, sendo que a meta projetada era de 5.5. Já o Ideb observado da 3ª Série do Ensino Médio, em 2019 foi 4.4, enquanto que a meta projetada era de 4.4.

Municipais

Quanto aos resultados separados por escolas, as instituições municipais [na 4ª Série/5º Ano] que tiveram maiores índices em 2019 foram: Presidente Kennedy [7.0], Sete de Setembro [6.8], Paulino Stedile [6.7] e Ulisses Guimarães [6.7].

Já as demais escolas municipais, avaliadas no ano passado, foram: Tiradentes [6.3], Juventino Rufatto [5.9], São Cristóvão [5.9] e Santa Lúcia [5.2].

Estaduais

Quanto aos resultados separados por escolas, as instituições estaduais [na 8ª Série/9º Ano] que tiveram maiores índices em 2019 foram: Duque de Caxias [6.4], Núcleo Santa Lúcia [6.2] e Castelo Branco [5.5]. As demais escolas estaduais, avaliadas no ano passado, foram: Arnaldo Busato [5.0] e Tancredo Neves [5.0].

Já as instituições estaduais [na 3ª Série do Ensino Médio] tiveram os seguintes resultados: Castelo Branco [5.0], Núcleo Santa Lúcia [5.0] e Arnaldo Busato [4.3].