Até amanhã (21), os candidatos ao concurso da Polícia Civil do Paraná poderão apresentar as documentações necessárias para obter a isenção da taxa de inscrição.
O prazo para a entrega dos documentos, via upload do extrato de dados, foi reaberto após intervenção do Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais de Curitiba.
A Promotoria procurou o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Estado do Paraná, responsável pela organização da seleção, e apontou imprecisão no Edital nº 02/2020, a qual poderia prejudicar 3.523 inscritos.
Segundo pontuou o MPPR, o motivo da confusão foi uma disposição que estabelecia que, para instruir o pedido de isenção, bastava "imprimir" o extrato de dados ao final do processo de inscrição (sem qualquer menção da necessidade de envio) e anexar documento original que comprovasse uma das condições descritas (possuir inscrição no CadUnico, comprovando não poder arcar com o ônus da taxa de inscrição; haver prestado serviço para a Justiça Eleitoral em dois eventos, no mínimo; e ter realizado doação de sangue por no mínimo duas vezes nos últimos 12 meses, anteriores à publicação do edital).
O concurso da Polícia Civil ainda permanece sem data agendada para a realização das provas. Ele destina-se ao preenchimento de vagas para os cargos de delegado de Polícia, escrivão e papiloscopista.