Teve início, na manhã desta sexta-feira (7), uma série de ações no Instituto Médico Nossa Vida (IMNV), em Coronel Vivida, que têm como objetivo o combate e a prevenção a Covid-19.
Uma das medidas, que ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, consiste na testagem rápida dos colaboradores do hospital. Conforme a diretora executiva, Fernanda Barrili, ao todo 35 testes serão realizados.
"Iniciamos hoje com uma equipe e, provavelmente na segunda-feira (10), finalize com a próxima equipe de assistência. Ainda, vamos testar alguns médicos, que estão mais diretamente ligados na prestação de serviço".
Sanitização
Também, na noite de hoje, a estrutura do IMNV passa por sanitização. "Optamos por essa data, tendo em vista que na sexta-feira costuma ser um dia com menos demandas de pacientes", justifica Fernanda.
Ela explica que o local está sendo sanitizado por alas. "Isolamos cada área, remanejando os pacientes, fazemos a sanitização e, após meia hora, tempo necessário para agir o produto, reativamos. Como a ação ocorre à noite, os trabalhos nos setores da cozinha e do centro de imagens já estavam encerrados. Nestes casos não houve a necessidade de remanejamento", disse, acrescentando que o procedimento também ocorre na área externa da estrutura.
Cuidados
Outra medida, tomada dentro do programa de prevenção, é a orientação tanto aos pacientes, como aos acompanhantes e aos colaboradores da instituição.
Segundo a enfermeira coordenadora do IMNV, Lidiane Assolini, o intuito é reforçar a importância da utilização correta dos EPIs. "Estamos em um pico hoje e a população está desatenta. Assim, a orientação é para que permaneça utilizando as máscaras, sobretudo durante o internamento. E que os enfermeiros façam a paramentação e desparamentação corretamente, para que assim passem segurança aos pacientes, orientando o porquê precisam ficar no isolamento".
Também como precaução, no momento o local atende somente por meio de agendamento. "Buscamos trabalhar isso de forma efetiva, priorizando que os atendimentos sejam realizados nos seus horários. Assim, evitando que se acumulem pacientes na recepção", destaca a diretora.
Para ela, essas e outras medidas buscam assegurar um ambiente de tranquilidade e livre da disseminação, "passando essa segurança tanto aos colegas, como aos pacientes que venham a ser atendidos aqui".
Fernanda, ainda, tranquiliza a população dizendo que essas ações são preventivas. "Às vezes, esse tipo de ações gera aflição da população, achando que está tendo contaminação aqui dentro. Essas ações de testagem e sanitização são preventivas, porque não queremos que ocorra proliferação aqui dentro. Dessa forma, a população pode ficar tranquila, pois estamos monitorando e trabalhando de forma transparente, e essas ações são realmente de prevenção".