79% DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ TÊM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS NOS CINCO PRIMEIROS MESES DO ANO

Foto: Gilson Abreu/SGAS

Foto: Gilson Abreu/SGAS

79% dos municípios paranaenses registraram aumento no número de postos de trabalhos formais entre janeiro e maio de 2024, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho nessa semana. São 316 cidades que, ao longo dos cinco primeiros meses do ano, tiveram mais admissões formais do que demissões.

Em todo o Estado, são 96.019 novos postos de trabalho no período, o que faz do Paran√° o terceiro maior empregador com carteira assinada do Brasil, atr√°s apenas de São Paulo e Minas Gerais, que são estados mais populosos. Em todo o Brasil, o saldo positivo de empregos no acumulado do ano foi de 1.088.955.

O ranking é liderado por Curitiba, com um saldo positivo de 26.829 novos postos de trabalho criados ao longo do ano. Na sequ√™ncia estão Maring√° (4.581), Londrina (4.301), São José dos Pinhais (4.037) e Cascavel (3.993). Com mais de 1 mil empregos criados no período, ainda completam a lista Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Arauc√°ria, Colombo, Pinhais, Assis Chateaubriand, Pato Branco, Francisco Beltrão, Rolândia, Campo Largo e Arapongas, totalizando 17 municípios que alcançaram a marca.

Outras 16 cidades tiveram um saldo positivo entre admissões e demissões entre 500 e 1.000 novas vagas e 283 municípios criaram entre uma e 500 novos postos de trabalho formais. Sete cidades ainda tiveram um resultado est√°vel, mantendo o mesmo número de empregos ao longo do ano.