PADRE RONALDO KUHNEN É O NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO ROQUE

Crédito: Pascom

Crédito: Pascom

Nesse domingo (03), ocorreu a posse do novo pároco da Paróquia São Roque de Coronel Vivida.

Padre Ronaldo Kuhnen é natural de Grão Pará (SC) e tem 46 anos de idade, dos quais 16 atua como padre.

A posse se deu por meio do bispo da Diocese de Palmas/Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, o qual afirma que a posse de um pároco é um momento crucial, em que ele assume oficialmente suas responsabilidades na paróquia.

O rito de posse começou com a leitura do decreto de nomeação, seguida pela profissão de fé e pela entrega do Evangelho, simbolizando o compromisso do novo pároco com a proclamação da Palavra de Cristo.

Após a renovação das promessas sacerdotais, o pároco recebeu vários símbolos representativos de suas funções, como as chaves da igreja e o óleo dos catecúmenos. Em seguida, prestou juramento de fidelidade à Igreja e assinou um termo de posse, formalizando sua entrada no novo ministério.

Chamado

Formado em Filosofia e Teologia; com pós-graduação em Formação Humana; e mestre em Educação, padre Ronaldo diz que o chamado vocacional se deu por meio da vivência de fé dos seus pais e avós. "Também, desde muito cedo, comecei a ajudar na igreja. Mas quem fez o convite mesmo foram dois estagiários: hoje, um é padre em Itapejara D"Oeste (padre Valmor), natural de Coronel Vivida; e o outro é o bispo Dom Edgar".

Padre Ronaldo ficou padre em 16/12/2007, atuando, nos anos 2008 e 2009, como pároco da paróquia São Joaquim de Verê.

Depois foi transferido para Santa Maria (RS), onde ficou durante sete anos, trabalhando na educação, formação e administração.

Dom Edgar se colocou à disposição do novo pároco, destacando que a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão oferece amplo suporte às paróquias, abrangendo aspectos espirituais, pastorais, administrativos e legais, mantendo um canal de diálogo constante.

O bispo ressaltou que a Paróquia São Roque é reconhecida pela sua vitalidade e engajamento dos fiéis, sobretudo na promoção da liturgia, catequese, juventude e assistência aos necessitados. "Sua forte espiritualidade e compromisso com a fé católica a tornam uma referência na região".