IFPR CORONEL VIVIDA FORMA MAIS DUAS TURMAS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Fotos: Katyuscia Sosnowski / IFPR Coronel Vivida

Fotos: Katyuscia Sosnowski / IFPR Coronel Vivida

Recentemente, foi realizada a solenidade de colação de grau das duas turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Coronel Vivida.

O evento recebeu familiares, professores e servidores para celebrar a conquista dos formandos, que agora somam 69 novos técnicos em Administração e técnicos em Cooperativismo, que estão aptos a desenvolver atividades profissionais em agências bancárias, cooperativas e órgãos públicos.

De acordo com o diretor do campus, Paulo Fortes, o evento coroou a importância do IFPR na melhoria da educação pública regional. "Estes alunos tiveram uma participação fundamental em nossa história, enfrentando desafios significativos ao passarem pelas aulas remotas durante a pandemia. Temos certeza de que a região Sudoeste receberá ótimos profissionais para o mercado de trabalho", enfatizou.

Franciele Pondian Soares, coordenadora do curso técnico em Cooperativismo, destacou a relevância do IFPR na formação de profissionais aptos a atuarem no setor cooperativista. "O curso de Cooperativismo do IFPR proporciona uma formação sólida, integrando teoria e prática, permitindo que nossos alunos compreendam as dinâmicas específicas desse segmento. Além disso, incentivamos a participação em projetos e estágios que promovem uma imersão real no universo cooperativista".

Jessica Paula Vescovi, coordenadora do curso técnico em Administração, enfatizou a abordagem prática e inovadora do IFPR na formação de administradores. "No curso de Administração, buscamos ir além do ensino tradicional, promovendo experiências práticas por meio de projetos e estágios que simulam desafios reais do mundo empresarial. O diferencial está em preparar os alunos não apenas com conhecimento teórico, mas com as habilidades necessárias para enfrentar as demandas dinâmicas do mercado".

Em relação às mudanças nas coordenações ao longo do ano letivo, as coordenadoras expressaram gratidão pelos trabalhos desenvolvidos por seus antecessores (professor Silvio Weber, na Administração; e Candida Leopoldino, no Cooperativismo) e destacaram o compromisso em dar continuidade ao trabalho de excelência na formação dos estudantes do IFPR.

A solenidade também contou com a presença do prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.

Qualidade do ensino

Os agora ex-alunos do IF ressaltaram o diferencial de terem feito ensino médio técnico na instituição. "Foram três anos enriquecedores, ampliando minha visão crítica e conhecimento dos meus direitos. Apesar dos desafios, não me arrependo; o IFPR não só oferece ensino de qualidade, mas também impulsionou minha evolução como ser humano. Sou grata por fazer parte dessa instituição e desse ensino público de excelência", disse Katlin Wollmer, técnica em Administração.

"Estudar em uma das melhores instituições públicas do Paraná, com excelentes professores, proporcionou uma experiência rica. Agradeço a todos que fizeram parte dessa trajetória, pois cada aprendizado, amizade e conversa contribuíram para minha formação em técnica em Cooperativismo. Me sinto extremamente grata por concluir essa etapa ao lado dos meus colegas do 3º ano. Obrigada, IFPR, por esta fase incrível em minha vida", agradeceu Amanda Brandalize, técnica em Cooperativismo.