NOVO MILHO HÍBRIDO É TOLERANTE A LAGARTAS E AO HERBICIDA GLIFOSATO

Geraldo Carneiro

Geraldo Carneiro

A Embrapa, em parceria com a Semeali Sementes, desenvolveu um híbrido de milho transg├¬nico que combina duas importantes tecnologias: toler├óncia a lagartas e resist├¬ncia ao herbicida glifosato. Essa combinação de características torna a cultivar altamente vers├ítil, possibilitando o seu uso em diversos ambientes de cultivo em todo o Brasil. Chamado de XB 3042 VTPRO2, o novo milho tem grande capacidade de adaptação aos diversos níveis de tecnologia e pr├íticas de manejo

O híbrido XB 3042 VTPRO2 possui características que possibilitam a redução do ataque de lagartas, facilitando o controle de insetos-praga que frequentemente prejudicam as lavouras de milho. Essa característica permite que os agricultores reduzam o uso de inseticidas, diminuindo assim os impactos ambientais e os custos associados ao controle de pragas. Além disso, o material apresenta resist├¬ncia ao glifosato, um herbicida amplamente utilizado na agricultura para o controle de plantas daninhas, sem prejudicar o cultivo do milho, o que facilita o manejo e aumenta a efici├¬ncia na produção.

O XB 3042 VTPRO2 apresenta elevado rendimento de grãos, ciclo precoce, boa sanidade foliar e de espigas. Plantas saud├íveis e livres de doenças t├¬m maior potencial produtivo e são mais resistentes a estresses ambientais, garantindo uma maior estabilidade na produção. Todas essas características ajudam os agricultores que desejam cultivar duas safras em um único ano, conhecidas como primeira safra e safrinha.

Parceria Embrapa e Semeali Sementes

A parceria entre a Embrapa e a Semeali foi essencial para o desenvolvimento do híbrido de milho XB 3042 VTPRO2. A combinação do conhecimento técnico-científico da Embrapa com a experi├¬ncia comercial e produtiva da Semeali resultou em um produto apto para plantio tanto na safra quanto na safrinha.

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (MG) Roberto Trindade, respons├ível pelo desenvolvimento do híbrido XB 3042 VTPRO2, destaca a relev├óncia dessa parceria. Segundo ele, a união da compet├¬ncia técnica da Embrapa e da expertise de mercado da Semeali é um diferencial que permite aos agricultores acessar as mais modernas tecnologias do setor. "Isso contribui para o crescimento sustent├ível do agronegócio", acredita.

O diretor comercial da Semeali Sementes, Marcos Antoniali, ressalta que o XB 3042 VTPRO2 representa um marco importante para o setor, pois oferece aos agricultores a oportunidade de melhorar seus resultados e enfrentar os desafios do campo de maneira mais eficiente e sustent├ível. Com essa nova tecnologia em mãos, os produtores poderão elevar o patamar de seus cultivos de forma consciente e respons├ível.

Antoniali afirma que a parceria entre a Embrapa e a Semeali Sementes tem proporcionado avanços significativos no desenvolvimento de cultivares de milho mais produtivas e sustent├íveis. "Com esse trabalho conjunto, abre-se um horizonte de possibilidades para o agronegócio, impulsionando o setor e beneficiando tanto os agricultores quanto a sociedade", diz o diretor.

As características como ciclo precoce, estabilidade de produção e adaptação a diferentes níveis de tecnologia fazem esse híbrido ser recomendado para produção de grãos na primeira e segunda safras em todo o Brasil, podendo também ser utilizado para a produção de silagem.

Características agronômicas do XB 3042 VTPRO2:

Regiões recomendadas: Brasil

Altura de plantas: 238 cm

Altura da espiga: 127 cm

"Stand" final: 55.000 plantas/ha

Comprimento médio de espigas: 19 cm

Di├ómetro médio das espigas: 4,9 cm

Número de fileira de grãos: 16

Textura do grão: semidentada

Coloração dos grãos: amarela/alaranjada

Grau de empalhamento: alto

Peso de 1.000 sementes: 280 g

Peso hectolítrico: 790 g/l

Acamamento: alta resistência

Quebramento: alta resistência

Reação a doenças*

Mancha foliar de Helminthosporium: moderadamente suscetível

Mancha-branca: moderadamente resistente

Complexos dos enfezamentos: moderadamente suscetível

Diplodia maydis: moderadamente resistente

Ferrugem branca: resistente

Cercospora: resistente

Antracnose foliar: moderadamente suscetível