CORONEL VIVIDA CONVOCA MULHERES PARA COLETA DE PREVENTIVO CONTRA O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Vivida está realizando uma busca ativa por mulheres, na faixa etária entre 25 e 64 anos, que não realizaram a coleta de preventivo na rede SUS (Sistema Único de Saúde) nos últimos três anos. A iniciativa tem como objetivo incentivar a população feminina a cuidar da sua saúde e prevenir o câncer de colo do útero.

Segundo a dirigente da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Vivida, Dircéia Borges Fernandes, o Ministério da Saúde orienta que as mulheres que tenham dois resultados normais, em dois anos consecutivos, devem realizar a coleta a cada três anos. Por isso, a busca ativa é fundamental para garantir que as mulheres realizem o exame e acompanhem a sua saúde.

Atualmente, Coronel Vivida possui 6.486 pacientes cadastradas e vinculadas às equipes de Saúde da Família nessa faixa etária. A meta é que, no mínimo, 40% dessa população seja acompanhada e incentivada a realizar o exame de coleta de preventivo. "As equipes realizam coletas durante o horário de expediente e em horários diferenciados. Basta entrar em contato com a equipe responsável e realizar o agendamento", destaca Dircéia.

Ela observa que, caso os exames tenham sido feitos recentemente por convênios ou particulares, as mulheres comuniquem as equipes de saúde de seus respectivos bairros, "para que tenhamos ciência de que foi feito o exame. A preocupação maior é com as que não realizaram o exame", completa.

O câncer de colo do útero é uma das principais causas de morte entre mulheres no mundo, mas a prevenção é possível. A realização do exame de coleta de preventivo é simples, rápido e indolor, e pode salvar vidas. O rastreamento precoce pode ajudar a identificar o problema antes que ele se desenvolva e atinja um estágio mais avançado. Quando descoberto a tempo, o câncer de colo do útero é passível de tratamento e cura.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Coronel Vivida reforça a importância da realização do exame e convida todas as mulheres na faixa etária indicada a agendar a sua coleta de preventivo. A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde e garantir uma vida plena e saudável. Não deixe de cuidar de você, agende já a sua coleta de preventivo.