MARCELO RIBEIRO: DE ATLETA AMADOR A COMPETIDOR INTERNACIONAL

Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense

Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense

Natural de Coronel Vivida (PR), Marcelo Ribeiro tem 31 anos e, aos 17, iniciou a sua trajetória nas corridas de rua. "Jogava futebol e futsal no Polo Esportivo e no Ginásio Karina/Dorian Mezzomo. Realizando os testes físicos, o treinador Crystiano Roberto viu que eu tinha talento para a corrida e me incentivou a participar de uma prova de 3 km, na categoria juvenil, em Palmas (PR)", relembra.

Logo na primeira competição, destacou-se com o 4º lugar. A partir daí, percebeu que o atletismo era realmente o seu caminho, participando, durante todos esses anos, em mais de 200 competições em vários lugares do país e do mundo, obtendo mais de 120 troféus, além de medalhas.

Segundo o surdoatleta profissional, as competições que mais o marcaram até então foram a 23ª Surdolimpíadas de Verão, disputada em 2017 na Turquia; e o 3º Campeonato Mundial de Atletismo para Surdos, em 2016 na Bulgária. "A prova da Bulgária, com 42 km, foi a que mais me marcou, devido ao desgaste e ao calor intenso. Começamos com 60 atletas e concluímos com 18. Obtive o 2º lugar, sendo uma grande conquista obter essa medalha tão sonhada e histórica; a primeira do Brasil, na modalidade de atletismo, para a comunidade surda".

Lesão

Devido à uma lesão no joelho, em 2018, precisou interromper as suas atividades no atletismo, impedindo-o de participar de competições importantes. Contudo, retornou em 2021 e está se preparando para várias provas nacionais e internacionais, como o 5º Campeonato Mundial de Atletismo para Surdos, que ocorrerá em Taiwan, em 2024; e a 25ª Surdolimpíadas de Verão, no Japão, em 2025. "Estou buscando o índice para participar e trazer excelentes resultados ao Brasil. Para isso, treino de 2ª a sábado, com cerca de 3h de duração cada. Fora a parte de fortalecimento, com treino funcional", revela ele, que também é assessor de corrida e professor de atletismo para crianças.

Além da equipe técnica e dos familiares, conta com o patrocínio da Cresol União e da academia DC Fit, aos quais é muito grato. Porém, busca mais apoio para os custos de viagens, inscrições e treinamentos para as competições. "Quem quiser apoiar o meu projeto, pode entrar em contato pelas redes sociais: no Instagram @ribeirorun; Facebook Marcelo Ribeiro; e WhatsApp (46) 99934-2442".

Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense

Crédito: Jeferson Sena/Portal Vividense