EM CORONEL VIVIDA, MÃE E FILHA PRODUZEM CALCINHAS E ABSORVENTES REUTILIZÁVEIS DE TECIDO

Dona Ana e Marti começaram o projeto em 2019 (Foto: Portal Vividense)

Dona Ana e Marti começaram o projeto em 2019 (Foto: Portal Vividense)

Você sabia que apenas uma mulher, durante a sua vida, pode utilizar até 15 mil absorventes internos e externos descartáveis? A informação é do Instituto Akatu, que acrescenta que 90% desses produtos são de plástico, material que leva mais de 400 anos para se decompor.

Assim, pensando em alternativas, empresas têm surgido com o intuito de amenizar esse impacto ambiental; ao mesmo tempo, tornando a vida das mulheres mais confortáveis durante o ciclo menstrual.

Uma delas foi criada em Coronel Vivida (PR), há cerca de quatro anos, por Ana e Marti Donel, mãe e filha, denominando esse projeto de SoulEla.

A necessidade de a Marti contribuir com o meio ambiente, aliada ao conhecimento de sua mãe — costureira há mais de 50 anos — fez surgir esse lindo projeto, que a princípio consistia na produção de absorventes de tecido. Mas que logo cresceu, e passou também a confeccionar calcinhas absorventes reutilizáveis.

Marti conta que tudo começou em 2019, quando a dona Ana se mudou do Rio Grande do Sul para Coronel Vivida.

"Eu frequentava círculos de sagrado feminino, círculos de mulheres, e estava muito conectada com todo esse conhecimento sobre o ciclo menstrual; de viver esse ciclo de forma natural, sem hormônios artificiais, sem absorventes descartáveis. Assim, com a mudança da minha mãe a Coronel Vivida, fiz essa proposta para ela", relembra Marti.

Dona Ana lembra que ficou assustada no início. "Achei que não iria conseguir. Tanto é que fiquei dias sem dormir direito, mas deu muito certo. Hoje estou feliz, porque estou conseguindo produzir, agradando as clientes e pretendo continuar por um bom tempo", afirma a costureira, que conta com o auxílio da filha na parte administrativa e nas vendas.

Erros e acertos

Assim como na maior parte dos projetos, nem tudo no começo "são flores". Vários foram os erros, até elas conseguirem chegar aos produtos finais, que hoje são comercializados para vários lugares do Brasil (como os estados do Amazonas, Tocantins, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e até do exterior (como Estados Unidos e Canadá).

"Abri um absorvente reutilizável que eu tinha, para ver como era. E percebemos que havia nele um tecido impermeável. Com isso, tivemos a ideia de utilizar o tecido de guarda-chuva estragado. Tanto que fiz uma campanha no Facebook, para arrecadar esse material. Na época, pensei: "Nossa, encontrei uma forma de praticar economia circular em todos os sentidos". E, realmente, o primeiro guarda-chuva que usamos deu certo".

Porém, depois elas perceberam que nem todos os guarda-chuvas eram impermeáveis. "Descobrimos isso, pois sempre fazíamos testes. Terminávamos o produto e jogávamos água para ver se dava certo. Com isso, pesquisamos e descobrimos outro tecido que, de fato, é impermeável", conta Marti, acrescentando que esse tecido fica na parte interna do produto; e a parte externa é feita em algodão ou microfibra, nas cores preta ou nude, conforme a escolha de cada cliente.

Produção, tamanhos e durabilidade

Conforme Marti, cada absorvente leva em torno de 30 a 40 minutos para ser produzido, enquanto que cada calcinha leva em média quatro horas para ser finalizada.

Os tamanhos de absorventes são mini, normal, intenso e noturno, conforme o fluxo menstrual de cada mulher. As calcinhas também são personalizadas de acordo com a intensidade de menstruação da cliente, bem como o tamanho que veste.

"Outro detalhe importante é que sempre perguntamos que tipo de calcinha que ela gosta de usar. Então já tivemos várias sugestões de modelos de clientes, que entraram para o nosso portfólio, porque foram muito legais e tiveram muita aceitação".

Com relação a durabilidade, Marti afirma que varia entre 3 e 4 anos, se observados os cuidados com a higienização do produto. Já ao tempo de troca de calcinha/absorvente depende do fluxo menstrual.

"Se você tem um fluxo intenso, precisa trocar a cada 3 ou 4 horas. Se o fluxo é leve ou moderado, é importante observar. Mas acontece, às vezes, de você colocar uma calcinha absorvente pela manhã e trocar só de tardezinha, na hora do banho", orienta, lembrando que outra vantagem desses tipos de produtos reutilizáveis é a redução da possibilidade de bactérias e, consequentemente, doenças e alergias na região íntima.

Além disso, ela destaca que os produtos também são indicados para quem tem incontinência urinária. "Inclusive, nós atendemos muitas clientes que têm essa dificuldade. Quem vai à academia ou em algum lugar e têm escapes de xixi, ela protege, deixando as mulheres mais confortáveis".

Quer saber mais ou adquirir esses produtos maravilhosos? Siga a página do SoulEla no Instagram, clicando aqui, e entre em contato com a Marti, que explica direitinho como higienizar os produtos e tudo mais! Vamos colaborar com o meio ambiente?

*Proibida a reprodução deste conteúdo exclusivo do Portal Vividense

Foto: Portal Vividense

Foto: Portal Vividense

Foto: Portal Vividense