IPVA 2023: CORONEL VIVIDA TEM 8.848 VEÍCULOS TRIBUTÁVEIS

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Os contribuintes já podem conferir os valores lançados do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023).

Neste ano, o Paraná tem mais de 4,6 milhões de veículos tributáveis, resultando em um valor previsto de mais de R$ 6 bilhões.

Desses, em Coronel Vivida, há 8.848 veículos tributáveis, gerando uma arrecadação total de R$ 11.222.258,77, segundo o Governo do Estado.

Para consultar e emitir as Guias de Pagamento, o contribuinte precisa acessar o Portal do IPVA, tendo acesso também aos pedidos de isenção/imunidade; parcelamento; emissão de guia de pagamento; regularização de débitos; e revisão do valor venal.

Ainda, por meio dele, é possível realizar consultas de débitos dos veículos; consulta do Detran-PR, de parcelamentos e do valor venal; além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Para 2023, além da possibilidade de quitação em cinco parcelas, sem desconto, ou pagamento à vista com 3% de abatimento, é possível pagar com cartão de crédito, que permite parcelar o imposto em até 12 vezes, com juros.

Pelo site da Secretaria da Fazenda, é possível acessar as melhores formas de pagamento. Também há a opção de quitação da Guia de Recolhimento com QRCode via PIX, mais uma facilidade para o contribuinte.

O pagamento é importante, porque auxilia os municípios com políticas públicas. O Estado destina 50% do valor arrecadado com o imposto para o município de emplacamento do veículo.

A inadimplência do IPVA impossibilita a obtenção do licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito, e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.