CASA FAMILIAR RURAL DE CORONEL VIVIDA REALIZA FORMATURA DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Na noite desta quinta-feira (08/12), foi realizada na sede da AABB, em Coronel Vivida, a sessão solene de colação de grau dos concluintes do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Alimentos, em parceria com o Colégio Estadual Arnaldo Busato (CEAB).

Além dos formandos, estiveram presentes no evento familiares, agentes educacionais, professores, autoridades e amigos, para acompanhar esse momento especial na vida dos 19 jovens — acompanhados da sua homenageada paraninfa e coordenadora do curso (professora mestra, Fátima Soares Bonadimann) —, que agora passam a ser técnicos em alimentos.

Curso

O curso em Técnico em Alimentos ocorre na Casa Familiar Rural, que está situada no Flor da Serra, saída para o município de Honório Serpa. Ele é realizado em regime da alternância, ou seja, uma semana na escola, com aulas de manhã e à tarde; e uma semana em casa, aplicando os conhecimentos.

Um dos diferenciais do curso é que oferece atendimento personalizado (mais próximo aos professores); visitas técnicas em indústrias e propriedades, que trabalham com alimentos; aulas práticas e estágios.

Com duração de três anos, além das disciplinas regulares [como português, matemática, entre outras], o curso Técnico em Alimentos oferta conteúdos específicos — por isso essa denominação.

Os alunos aprendem, por exemplo, sobre o processamento e a conservação de alimentos; a auxiliar no controle de qualidade da indústria de alimentos, buscando as práticas de higiene; e a desenvolver práticas laboratoriais, buscando a qualidade físico-química, sensorial e microbiológica dos alimentos.

Também a planejar e coordenar atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos; e a executar e supervisionar o processamento e conservação das matérias-primas, bem como produtos da indústria alimentícia e bebidas.

Ainda, a sanitizar indústrias alimentícias e de bebidas; a controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados; a acompanhar a manutenção de equipamentos; além de participar do desenvolvimento de novos produtos e processos.

Confira, abaixo, os nomes dos formandos 2022:

Arthur Rufato Schimid

Cleverson da Costa

Denise Cristiane Wachtel Bagestão

Elisa Coimbra

Gabrieli Fernandes do Carmo

Gabrielly Rissardi da Rosa

Guilherme Rodrigo Ramos Casagrande

Helen Milene Brum

Jaisson da Silva Andriolli Bedin

Jonatan Taborda Falkemback

Lucas Emanuel Kukul

Maria Clara Rufatto Schiavini

Maria Eduarda Rodrigues

Nataly de Andrade Bodanese

Rayana Cristina de Araújo Rocha

Richard Nathan dos Santos

Silvana Xavier

Vinícius Dallamaria

Wilton Lourenço de Oliveira