Cerca de 60 pessoas são atendidas diariamente na Farmácia Popular da Baixada em Coronel Vivida

Casal João Pedro e Maria Jandira Siqueira são alguns dos moradores atendidos na nova farmácia (Crédito: Portal Vividense)

Casal João Pedro e Maria Jandira Siqueira são alguns dos moradores atendidos na nova farmácia (Crédito: Portal Vividense)

Inaugurada em 3 de junho deste ano, a Farmácia Popular da Baixada, em Coronel Vivida, atende diariamente cerca de 60 pessoas. A informação é do secretário municipal de Saúde, Vinícius Tourinho.

Ele explica que os medicamentos oferecidos nessa estrutura são os mesmos da farmácia do Posto de Saúde Central, que constam na Relação Municipal de Medicamentos (Remume), podendo ser retirados apenas com receitas emitidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Contudo, a partir do mês de outubro, o secretário afirma que a medicação que vem do Governo do Estado (componentes especializados, destinados a tratamentos orientados por médicos especialistas) passará a ser disponibilizada somente na Farmácia da Baixada.

"Essa medida será tomada, a fim de que haja equilíbrio no fluxo de pessoas nessas duas farmácias do Município. Isso porque, até então, cerca de 250 pacientes são atendidos diariamente na farmácia do Posto Central", justifica.

Ele acrescenta que, para receber essa medicação do Governo do Estado, o paciente precisa fazer o cadastro, informando qual tratamento é realizado com especialista.

Estrutura

Hoje, a Farmácia da Baixada conta com dois colaboradores, uma estagiária (estudante do curso de Farmácia) e uma farmacêutica responsável, que atua em tempo integral, que compreende o horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h até às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

A Farmácia da Baixada atende todos os bairros daquela região, como Primavera I e II, BNH, Fleck, São José Operário, São Cristóvão e Industrial. Entretanto, conforme o secretário, algumas pessoas dessas localidades procuram o Posto de Saúde Central, por não terem ainda o conhecimento do funcionamento dessa nova farmácia.

De acordo com o senhor Nilton Cesar, morador do bairro Fleck, a instalação da Farmácia da Baixada está viabilizando a vida dos moradores daquela região, pois, segundo ele, antes era preciso ir até a Farmácia Central, a fim de retirar os medicamentos para ele e a sua mãe.

Da mesma forma, o casal Maria Jandira e João Pedro Siqueira, moradores do bairro Primavera II, contam que a nova farmácia facilitou bastante. "Antes, precisávamos ir até o centro da cidade. Agora, com o atendimento mais próximo, conseguimos nos deslocar à farmácia com mais frequência".

A Farmácia da Baixada está situada ao lado da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), na rua Guiosepe Guarneri, 345, bairro Jardim Luiz Schiavini, na antiga Escola Municipal Sete de Setembro.

Nilton Cesar é morador do bairro Fleck e é atendido na Farmácia da Baixada (Crédito: Portal Vividense

Farmacêutica responsável pela nova farmácia (Crédito: Portal Vividense)

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense