Sebrae Experience estimula a inovação e as conexões nos pequenos negócios do sul e sudoeste do Estado

Crédito: Adriano Oltramari

Crédito: Adriano Oltramari

Reinventar seus negócios a partir de novas perspectivas e possibilidades, através da criatividade, da inovação e de diferentes estratégias. Essa foi a proposta do Sebrae Experience, que aconteceu na última terça-feira (09), em Pato Branco, no centro de eventos Gabbana Jardins. O evento recebeu mais de 800 empresários das regiões sul e sudoeste do Estado.

O Sebrae Experience reuniu três grandes nomes do ambiente de inovação do Brasil. Gil Giardelli, professor de inovação e roboticista, palestrou sobre novas tecnologias e impactos no futuro; Paula Abbas, futurista e analista de tendências, falou sobre o trabalho no futuro e como reter talentos; e Martha Gabriel, executiva e consultora de inovação e transformação digital, abordou a implantação da inovação de maneira fácil.

O gerente da Regional Sul do Sebrae Paraná, Cesar Giovani Colini, destacou que o Sebrae Experience tem como objetivo levar novas experiências aos empresários com foco na inovação.

"Esse é o nosso primeiro grande evento pós-pandemia e deverá ser um divisor de águas porque reunimos aqui conhecimentos e experiências. Juntos, pautamos o que aprendemos nos últimos anos e que vão nos nortear em relação ao futuro, com foco na inovação, especialmente. Queremos ter cada vez mais empreendedores que queiram inovar, que busquem se reinventar a partir de uma crise e que repensem seus modelos de negócio sempre que for necessário para manter a competividade no mercado."

Empresária do ramo de vidros e esquadrias de alumínio da cidade de Realeza, Cristiane Comparin enfatizou que o evento trouxe uma perspectiva ampla do termo tecnologia.

"O Sebrae nos proporcionou um ambiente de interação diferenciado. Ficou evidente o quanto precisamos avançar em relação às novas tecnologias e dedicarmos o nosso tempo à inovação da empresa, aumentando resultados ao mesmo tempo em que olhamos com atenção para o ser humano, para a equipe, como diferenciais."

De General Carneiro, o comerciante Jean Fagundes avaliou como fundamental a participação no Sebrae Experience para quem deseja estar atento às novas tendências.

"Há cinco anos participo de eventos com o Sebrae e sempre são inovadores. Hoje, ficou evidente que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e precisamos acompanhar as mudanças para não ficarmos para trás. Ao mesmo tempo, devemos olhar para as pessoas como os grandes diferenciais", reflete Fagundes.

Para o empresário e presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos, Rogério Sidral, o evento proporcionou aos empreendedores uma percepção ampla das mudanças que estão acontecendo no mundo.

"É uma oportunidade para nós, empresários, abrirmos a nossa mente e começarmos a pensar de forma diferente. Sair da zona de conforto é essencial para inovarmos em nossos negócios e também trazermos novidades aos clientes. Dentro de um cenário de ampla competitividade que vivemos hoje, essa inovação é imprescindível para as empresas prosperarem", observa Sidral.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.